Projeto MPB Petrobras abre com Ana Reis e João Bosco.

João Bosco. Foto de José Luiz Pederneiras.

O Projeto MPB Petrobras retorna à cena cultural do Brasil e com ele a oportunidade de conferir uma programação cultural de qualidade a preços indiscutivelmente populares. Idealizado e realizado pela Caderno 2 Produções Artísticas, produtora baiana com atuação em várias capitais, o projeto comemora 13 anos de sucesso, consolidado como um dos mais bem sucedidos projetos culturais do país. 

Após apresentação em Natal, o artista João Bosco faz dois espetáculos com a sua banda, nos dias 23 e 24 de julho, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, às 21h. No show de abertura, a cantora Ana Reis mostra seu trabalho. 

Com o patrocínio da Petrobras e apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – serão dez cidades conectadas com o melhor da música popular brasileira. A programação de shows prima pela diversidade de estilos e linguagens, presentes em cada canto do Brasil. 

A ética musical de João Bosco segue uma única lei, parágrafo único: a invenção. Com mais de 30 anos de carreira, ele apresenta um show que dá volta por todas as canções que marcaram sua carreira, além das músicas presentes no seu mais recente álbum intitulado de “Não vou pro céu mas já não vivo no chão”. Seu compromisso com a canção popular é marcado pela firmeza de uma obra que vivencia décadas preocupando-se fundamentalmente com o próprio fazer da canção: melodia, ritmo, harmonia, letra, canto – a grande tradição da música popular brasileira. 

O espetáculo transparece o domínio total da técnica com a emoção na medida certa, um timbre pleno de brilho, áspero e cortante com sua doçura. A suavidade sintetiza sua linguagem que se caracteriza pela propriedade de criação de invenções melódicas e harmônicas que, simultaneamente, soam espontâneas e requintadas. 

João Bosco juntamente com Kiko Freitas (bateria), João Baptista Guimarães Carvalho (baixo) e Ricardo Silveira (guitarra) viajam por várias influências musicais e literárias dentro do repertório. Ele demonstra isso representando em composições de grande sucesso como “Trem Bala”, “Arpoadora”, “Expresso 2222”, “As mil e uma aldeias”, “Natureza Viva”, “Saudade de nós dois”, “Nova York”, “Água, mãe água” e “Quando o amor acontece”. “Aquarela do Brasil” e “Águas de Março” também marcam presença na voz do cantor. Além disso, “Pronto para próxima”, “Mentiras de verdade” e “Plural Singular” que fazem parte do seu último álbum.

Ana Reis. Divulgação.
A cantora e compositora brasiliense Ana Reis iniciou sua carreira aos 19 anos e em 2010, aos 24, lança seu primeiro CD. Durante este tempo, além de se apresentar em importantes casas da cidade, foi convidada a participar dos shows de Clodo Ferreira, Luciana Oliveira, Renata Jambeiro e Cris Pereira. Foi também convidada duas vezes pelo projeto Outras Bossas da Caixa Cultural, onde homenageou Paulinho da Viola e Clodo Ferreira. Homenageou Nara Leão pelo projeto SESC Tributos de 2008 e participou do CD da cantora Luciana Oliveira e do DVD da cantora Renata Jambeiro. Na abertura do MPB Petrobras, Ana se apresentará com os músicos e amigos João Ferreira (violão) e Márcio Bezerra (clarineta). O repertório será composto por músicas de sua autoria em parceria com João Ferreira, de compositores da cidade e, para marcar presença, o samba de Paulinho da Viola que é sua maior influência.

Serviço: MPB Petrobras Show: João Bosco e banda
Show de Abertura: Ana Reis
Dia: 23 e 24 de julho
Horário: 21h
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional
Convites: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação: 16 anos