“Projeto Ocupação Contemporânea” abre hoje na Referência Galeria e homenageia os 50 anos de Brasília com 11 artistas locais.

Divulgação

Há 14 anos em Brasília, a source site Referência Galeria de Arte já recebeu grandes nomes das artes plásticas como Alex Flemming, Emmanuel Nassar e Athos Bulcão. E, para celebrar o cinquentenário de Brasília, a galeria inova mais uma vez. Com curadoria de enter Marcus Lontra, a exposição Projeto Ocupação Contemporânea comemora – a partir de hoje, 17 de abril – os próximos 50 anos que a cidade viverá com o trabalho de 11 jovens artistas, que mostrarão o melhor da arte contemporânea brasiliense.

Localizada em espaço nobre, no Casa Park, a Referência Galeria de Arte abre as portas para a mostra Projeto Ocupação Contemporânea no sábado, às 18h, para todo público.

A exposição poderá ser visitada pelo público até o dia 08 de maio, de segunda a sábado, das 10 às 22h e, domingo, das 14h às 20h.

Divulgação

Sobre os artistas:

Alexandre Azevêdo – Formando em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, Alexandre nasceu na cidade e tem 32 anos. O trabalho com sombras de figuras humanas brinca com o contraste de cores. Para a mostra na Referência Galeria de Arte ele preparou aplicações de adesivo: vinil em painel de metal e em parede de vidro.

André Mota Barroso – O jovem brasiliense de 22 anos começou a pintar em 2007. A pintura realista de André se reflete nos autorretartos produzidos por ele. “Antes da pintura, trabalhava com performance. Acredito que a obra é o próprio corpo do artista. Por isso, transpus a questão da arte cênica para as artes plásticas”, ele explica.

Camila Soato – A brasiliense de 25 anos mostrará retratos em óleo sobre tela.

Clarice Gonçalves – O universo feminino é o tema da jovem de 24 anos. A brasiliense utiliza a técnica óleo sobre tela nos trabalhos que estarão na mostra Projeto Ocupação Contemporânea.

Fabio Baroli – O mineiro de Uberaba veio para Brasília em 2003. Para a exposição, o artista escolheu pinturas a óleo produzidas a partir de imagens anônimas encontradas em sites da internet.

Luciana Paiva – Nascida há 27 anos, em Brasília, Luciana preparou duas obras para a exposição. A primeira é uma instalação que ocupará o espaço de uma projeção de um elefante, brincando com a sombra do animal. A segunda é um recorte de veludo na parede que também remete à forma do elefante. Ambas fazem parte da série produzida pela artista a partir do início de 2010.

Lucas Gehre – Graduado em Comunicação Social, o artista plástico de 28 anos também é diretor de arte e editor da revista SAMBA. Para o Projeto Ocupação Contemporânea o brasiliense preparou uma série especial: desenhos feitos com marcadores sobre papel mostram frases do dia a dia e fazem referência ao cotidiano.

Matias Monteiro – “O projeto Lua constitui-se como uma proposta de intervenção na Galeria Referência. A obra é composta por dezenas de pinhas tingidas de negro e dispostas de forma circular. A disposição final da obra é versátil (vide possíveis disposições da obra) e buscará a solução mais conveniente às demandas das obras próximas”, comenta o artista brasiliense de 29 anos.

Raquel Nava – A mudança de endereço é a inspiração para a brasiliense Raquel Nava, 29 anos. As sombras dos jardins da casa serão retratadas em pintura acrílica com colagens.

Taigo Meireles – A pintura acrílica e o óleo sobre tela de Taigo Meireles (26 anos) pretendem criar um diálogo entre a pintura tradicional e a mídia contemporânea.
O artista da cidade faz uma investigação psicológica com autorretratos dos pintores famosos, como Rembrandt.

Virgílio Neto – Após exposições no Brasil e nos Estados Unidos, o jovem de 23 anos está uma nova fase de descoberta. Para a mostra Projeto Ocupação Contemporânea, ele mostrará desenhos baseados em fotos antigas do pai.

SERVIÇO:
Exposição Projeto Ocupação Contemporânea
Local: Referência Galeria de Arte
Endereço: SGCV Sul – Lote 22, Lj. 103. Casa Park – Brasília – DF
Telefone: (61) 3361-3501.
Site:
www.referenciagaleria.com.br

Abertura da exposição: Dia 17 de abril, às 18h. Aberta ao público.
Data da exposição: De 17 de abril a 08 de maio.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10 às 22h e, domingo, das 14h às 20h.
Entrada franca.