Planaltina recebe o Festival Quadrilátero Cruls.

Foto: Diego-Bresani. Divulgação.
Móveis Coloniais de Acaju. Foto: Diego Bresani. Divulgação.

A gênese de Brasília remete à Missão Cruls, que demarcou o quadrilátero para a construção de cidade entre os anos de 1892 a 1894. A expedição liderada pelo astrônomo Luiz Cruls foi composta por vinte e dois membros que, além de definir os limites do Distrito Federal, instituiu a cidade de Planaltina como pedra fundamental da futura capital. Era uma época em que cada família da região tinha um artista, como constatam relatos de pesquisadores.

A integração entre arte e música da cidade, a integração com a inclusão social e a recuperação do esquecido e importante contexto histórico da Missão Cruls fundamentaram a criação do festival Quadrilátero Cruls, que ocorre de 9 a 11 de maio na Praça São Sebastião (Centro Histórico de Planaltina), com entrada franca.

O evento integra as celebrações dos 120 da realização da Missão Cruls e conta com a participação das bandas Móveis Coloniais de Acaju, Jazahu, Ciclone na Muringa, Ligação Direta, Wile Ortros & Os Cães, Pé de Cerrado, Fim do Mundo, Aphroditte, Paulo Maciel, Soul da Capital, Takto,Tekilahell, Batalá Brasília e Baú Revirado, que homenageia ao inesquecível Raul Seixas.

A programação inclui cinema, teatro, literatura, dança e circo. Durante o festival, será exibido o documentário “Os Caminhos da Missão Cruls”, produzido pela empresa Tríade, que dá apoio ao evento e é responsável pela manutenção da educação patrimonial da missão.

O festival promove a inclusão social, tais como a contratação de locutores cadeirantes, instalação de espaço reservado para o público portador de necessidades especiais, contribui com a reinauguração do museu restaurado da Missão Cruls e a manutenção de uma sala de literatura, com a presença de autores da cidade divulgando suas obras. Além de vários livros que serão disponibilizados para leitura no local, pela SeCult e pelo FAC para contribuir com a difusão da literatura.

JAZAHU
Jahazu.

Apresentações:

Sexta (9/5)

20h – Fim do Mundo
21h – Aphroditte
22h – Jazahu
23h – Wile Ortros & Os Cães
00h – Paulo Maciel
01h – Móveis Coloniais de Acaju

Sábado (10/5)

19h – Soul da Capital
20h – Takto
21h – Tekilahell
22h – Baú Revirado
23h – Ciclone na Muringa
00h – Ligação Direta
01h – Pé de Cerrado

Domingo (11/5)

A partir das 10hs:
*Literatura Brasiliense
*Exposição Cenográfica
*Exposição Artesanato / Artes Plásticas
14h – Circo Teatro Artetude
15h – Ópera de Rua de Jorge Antunes
18h10 – Alegria Cigana
18h40 – “Os Caminhos da Missão Cruls”
19h20 – Groove
20h – “Os Caminhos da Missão Cruls”
21h – Grito de Liberdade
22h – Batalá Brasília

Serviço: Quadrilátero Cruls
Local: Praça São Sebastião (Centro Histórico – Planaltina – DF)
Data: 9 a 11 de maio
Horários: sexta (9) das 20h à 1h, sábado (10) das 19h à 1h e domingo (11) das 10 às 22h.
Entrada franca
Informações: www.festivalquadrilaterocruls.com