“Quinteto Violado Canta Luiz Gonzaga” neste fim de semana na Caixa Cultural.

Divulgação.

Caixa Cultural Brasília apresenta de 29 a 31 de outubro o show “Quinteto Violado Canta Luiz Gonzaga”.  O grupo pernambucano revisita no espetáculo a obra do rei do baião, que é o mais completo inventário da cultura nordestina.

A sustança, o tutano do corredor do boi. A vitamina, a proteína. Padim Cícero, Frei Damião. Ascenço Ferreira, Lampião, Cego Aderaldo, Nelson Ferreira, Zé Dantas. Tudo isso é o Quinteto Violado.” Assim Luiz Gonzaga descrevia o grupo que estreou em disco em 1972, apresentando uma versão definitiva para a sua obra-prima, Asa Branca.

No início daquela década, no vácuo criativo pós-tropicalista, quando o endurecimento do regime militar parecia abafar qualquer compromisso artístico, surgia o Quinteto Violado, lançando um olhar renovado para a música popular brasileira. Com arranjos sofisticados, cuidadosa elaboração cênica e agregando as experiências individuais de seus integrantes na pesquisa da cultura tradicional nordestina, o grupo atraiu a atenção do público e da crítica. Percorreu as estradas do país, de norte a sul, inspirado nos folguedos populares, cantando o universo das feiras no interior. O Quinteto fez de Luiz Gonzaga um de seus lastros criativos.

Gonzaga expressou como nenhum outro as riquezas da ‘região problema’ do Brasil. Em sua crônica do homem do sertão, revelou a religiosidade do vaqueiro, a astúcia do sertanejo, o flagelo das secas periódicas, sem deixar de lado a denúncia do assistencialismo inócuo. O apogeu do Baião perpassou a segunda metade da década de 40 até a primeira metade da década de 50, época na qual Gonzaga consolidou-se como um dos artistas mais populares em todo o território nacional. Tal sucesso é devido principalmente à genialidade musical de “Asa Branca” (composição dele com Humberto Teixeira), um hino que narra toda a trajetória do sofrido imigrante nordestino.

Serviço: Quinteto Violado Canta Luiz Gonzaga

Data: 29, 30 e 31 de outubro de 2010

Horário: sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 19h00 (não será permitida a entrada após o início do espetáculo)
Local: CAIXA Cultural Brasília (teatro) – SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal

Recepção: (61) 3206-9448 – Administração: (61) 3206-9450

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados CAIXA)

Capacidade: 409 lugares, com espaço reservado para cadeirantes

Classificação: livre