Grupo Espanca! volta à Brasília com espetáculo e oficina.

De 16 a 25 de março.

Foto: Guto Muniz.

O espetáculo Real, do Grupo Espanca! (MG) ganha temporada na Caixa Cultural de 16 a 25 de março. No palco, quatro peças de curta duração, apresentadas em sequência na mesma noite, criadas a partir de fatos recentes que marcaram a sociedade brasileira.

O programa é composto por:

– Inquérito: pai e filhas brincam de um jogo de perguntas e respostas enquanto tentam conviver com a morte violenta da mãe que assombra a todos constantemente.

– O Todo e as Partes: um jovem é atropelado e tem seu braço amputado. A velha lei diz que o homem culpado deve ceder um de seus membros à vítima como reparação. O braço arrancado torna-se o personagem central da trama.

– Parada Serpentina: quando um grupo se movimenta, corpos-lixo se amontoam e paralisam cidades maravilhosas. Toda multidão é um bololô desgovernado.

– Maré: um fluxo sonoro: uma família narra, sob diferentes pontos de vista, a vida na favela onde mora.

Durante a temporada em Brasília, integrantes do Espanca vão compartilhar seus procedimentos criativos com artistas de teatro, performers, dramaturgos e estudantes de artes cênicas na oficina “Ficcionalizar o Real”. Princípios de atuação, cênicos e dramatúrgicos utilizados nas criações dos espetáculos do grupo servirão como base para a criação de “dramaturgias cênicas” desenvolvidas a partir de fatos políticos e sociais que afetaram o país ultimamente. “Como no processo de criação do espetáculo, a oficina parte de fatos reais marcantes para criar cenas teatrais que usem princípios de atuação e dramaturgia do grupo. Toda comunidade, toda cidade, todo país vive experiências coletivas marcantes. Traumas sociais, lutas coletivas, episódios simbolicamente fortes que permeiam nosso imaginário revelam muitas contradições ao ganharem dimensões teatrais”, afirma o ator Alexandre de Sena, que ministra a oficina junto ao diretor Gustavo Bones. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 12 de março, no site espanca.com. A oficina acontece na Caixa Cultural Brasília de 16 a 18 de março, de 9 às 13 horas.

Foto: Elinize Dezgeniski.

Serviço: Real, do grupo Espanca (MG)
Data: De 16 a 25 de março, sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Q4, lote 3/4, ed. Anexo da Matriz)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Horário da Bilheteria:​ terças a sextas e domingos de 13h às 21h; sábados de 9h às 21h.
Todas as apresentações com interpretação em libras
Lotação: 406 lugares
Classificação: 16 anos
Duração: 100 minutos.