Antônio Nóbrega homenageia Ariano Suassuna no Teatro da Caixa Cultural.

De 22 a 24 de novembro.

Divulgação.

Violinista e expoente da cultura popular brasileira, o pernambucano Antonio Nóbrega aporta na Caixa Cultural de 21 a 24 de novembro. O espetáculo Recital Para Ariano presta tributo a Ariano Suassuna – dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira. Nóbrega leva ao palco toda a diversidade de suas performances. A apresentação é composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, que de alguma forma marcam a presença de Ariano Suassuna.

“Já lá se vão mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais. Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental.” Afirma Nóbrega.

Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances “A Nau Catarineta”, “A Filha do Imperador do Brasil”, pelas canções “O Rei e o Palhaço” e “Canudos” e pelas peças instrumentais “Rasga” e “Ponteio Acutilado”. O artista é acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Leo Rodrigues (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão) e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).

Oficina – Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros

Em 21 de novembro, um dia antes do início da temporada do espetáculo, Nóbrega ministra a oficina Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros. No encontro, ele trata do nascimento e desenvolvimento das formas e gêneros da poesia popular brasileira. Desde a quadra, trova ou quadrinha – a mais simples e universal-brasileira – até o galope à beira-mar, a mais complexa delas. O artista aborda, também, a cantoria nordestina, o romanceiro e a literatura de cordel.

Recital para Ariano Suassuna
22 e 23 de novembro (sexta e sábado) às 20 horas e 24 de novembro (domingo) às 19 horas
Caixa Cultural (SBS)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Classificação: 14 anos

Oficina – Poesia e Romanceiro Populares Brasileiros
21 de novembro (quinta) às 19 horas
Local: Sala Gente Arteira (Caixa Cultural Brasília)
Entrada franca (respeitando o limite do local)
Classificação: 14 anos.