Brasília inspira espetáculo de dança.

Redoma Azul (3)
Foto: Cássio Sader. Divulgação.

O espetáculo “Redoma Azul” tem apresentação gratuita nesta segunda (9 de dezembro), às 21 horas, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O título é uma referência poética ao céu e ao horizonte de Brasília. Os pontos de partida foram um olhar sobre a Capital e suas ilusões de ótica, onde as distâncias são camufladas pelos sobes e desces do Planalto.

“Para mim, é sempre curioso percorrer os eixos que orientam a cidade, e perceber como o perto se torna longe, ou mesmo constatar quantas curvas e voltas são necessárias se para chegar ao outro lado da rua numa quadra comercial”, conta Edson Beserra, idealizador de “Redoma Azul”, que ainda conta com mais apresentações gratuitas, nos dias 13 e 14 de dezembro, às 21 horas, no Sesc Paulo Autran de Taguatinga e nos dias 20 e 21 de dezembro, às 21 horas, no Espaço Pé Direito no Vila Telebrasília.

O silêncio e os espaços que surgem na cidade foram ingredientes na composição do trabalho. O plano piloto e a arquitetura trouxeram leveza e amplitude aos movimentos dos bailarinos. Neste novo trabalho do coreógrafo, ele volta permitir a improvisação em cena, “para mim o diálogo e o efêmero são os norteadores de meu processo investigativo como encenador”, comenta. Depois de ter as cenas coreografadas, se juntaram, então, a luz de Moisez Vasconcelos e a música de Tomás Seferin.

Para compor o elenco do espetáculo, Edson Beserra convidou bailarinos que trazem nos currículos importantes e destacadas referências e experiências de outros países e estados brasileiros. “Brasília, que tem em sua formação traços culturais de todo o Brasil, através de seus candangos vindos todos os Estados, e também de outros países, ao sediar 127 Embaixadas, estará bem apresentada no palco”, diz o encenador e coreógrafo.

Maiara Queiroz, bailarina de dupla nacionalidade, francesa e brasileira, atualmente radicada na Argentina, e que viveu em Brasília por três anos, onde trabalhou com a Cia. Basirah; Marcos Buiati, mineiro, radicado em Goiânia, graduado em dança pela Unicamp, com experiência em Cias paulistas e bailarino da Quasar Cia de Dança por 4 anos; e Lavínia Bizzotto, mineira, também ex-bailarina da Quasar Cia de Dança, vive no Rio de Janeiro onde atua com atriz e bailarina. Todos os três vieram para Brasília a convite do projeto.

Redoma Azul (7)

Serviço: Redoma Azul

9 de dezembro na Sala Martins Penna do TNCS, às 21h.
R$ 15,00 (inteira)
No foyer da Sala: Ambiente com aparelhos de tevê para exposição de fotos, a partir das 20h, e coquetel, após a sessão do espetáculo, com exibição do vídeo-dança, mais uma realização do projeto PASSO53.
Dias 13 e 14 de dezembro no SESC PAULO AUTRAN de Taguatinga, às 21h.
Entrada franca
20 e 21 de dezembro no Espaço Pé Direito no Vila Telebrasília, às 21h.
Entrada franca
Gênero: Dança contemporânea
Duração: 50 min.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.