Exposição “Re-Fashion: SobreVivência TransFormadora” traz olhar crítico para a indústria da moda

Até 16 de fevereiro de 2023.

Fotos: Yasmin Velloso.

Segunda indústria mais poluente do mundo, a indústria da moda vem sofrendo críticas pelas consequências que trouxe para esta e para as próximas gerações. Pensando em fomentar esta discussão, a exposição “Re-Fashion: SobreVivência TransFormadora”, lançada no último dia 10 de dezembro, na galeria A Pilastra, no Guará, busca alertar a sociedade para a necessidade de discutir o processo de reaproveitamento de resíduos e o descarte consciente.

Com curadoria do jornalista especializado em Moda, Fernando Lackman, a mostra vai reunir trinta peças da designer de joias Lurdinha Danezy; e da estilista Sandra Lima, que trabalham com a proposta de arte sustentável, onde os resíduos sólidos da indústria têxtil, calçadista e da construção civil são a matéria prima para as suas criações.

A iniciativa, viabilizada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), contará, ainda, com a participação do artista plástico Lucio Piantino, que fará interferências com sua pintura tanto nas roupas de Sandra Lima, quanto nos acessórios de Lurdinha Danezy. Além disso, haverá uma performance no lançamento do evento, chamando a atenção para a preservação do planeta e para a urgente mudança nos hábitos de consumo das pessoas.

A exposição vai até o dia 16 de fevereiro, na galeria A Pilastra, instalada no Guará, de quarta a sábado, das 15h às 20h. O público poderá conferir as roupas e acessórios construídos a partir da utilização de resíduos da indústria têxtil, calçadista e da construção civil e do descarte de roupas. A estrutura no evento conta com acessibilidade por meio de visitas para grupos de pessoas com deficiência auditiva ou visual, com a mediação de um intérprete de LIBRAS e audiodescritora, que deverão ser agendadas previamente.

“Propomos a reflexão e mudança de arranjos, mostrando de uma maneira explícita, os excessos do cotidiano contemporâneo de pessoas vivendo a busca insana das suas vontades”, afirma a designer de joias Lurdinha. “Esta exposição é um laboratório de possibilidades. Uma proposta de Re-Fashion onde retrabalhamos nossos documentos conceituais”, complementa Sandra.

Para o curador, Fernando Lackman, o diferencial da mostra está no olhar moderno sobre o que se prevê para a moda no futuro. “É muito interessante chegarmos ao público com uma outra possibilidade sobre como a moda pode se comportar na sociedade. Ela não é apenas o que as pessoas vestem. Ela é, acima disso, uma possibilidade de você resgatar, implementar ou aprender sobre uma sociedade”, explica. Já para Lucio Piantino, o trabalho conjunto entre os três tem um grande impacto. “Estou muito feliz de participar da exposição com duas artistas que eu gosto muito. Formamos um time de moda e arte”, comenta.

Além disso, a exposição conta com acessibilidade por meio de visitas para grupos de pessoas com deficiência auditiva ou visual, com a mediação de um intérprete de LIBRAS e audiodescritora, que deverão ser agendadas previamente.

Sandra Lima, Lucio Piantino e Lurdinha Danezy.

Exposição: “Re-Fashion: SobreVivência TransFormadora”
Artistas: Sandra Lima, Lurdinha Danezy e Lucio Piantino
Performance: A. Scherdien
Curadoria: Fernando Lackman
Até 16 de fevereiro de 2023
Horário de visitação: De quarta a sábado, das 15:00 às 20:00
Entrada franca
Local: A Pilastra – QE 40 SMBS, Guará II 01 lote 01B, Loja, Brasília – DF, 71070-042
Contato para agendar visita com acessibilidade: (61) 99931-7100