Reflexões 1968-2018 no Instituto Goethe.

20 de novembro.

Reflexões 1968-2018
A Lenda de Rita Foto: Divulgação

Neste ano em que se comemora o cinquentenário do célebre Maio 1968, o Goethe-Zentrum Brasília promove a exibição especial do filme A Lenda de Rita, de Volker Schlöndorff que flerta diretamente com os movimentos chamados de terroristas, como o foi o grupo Baader-Meinhof, nos anos de 1970.

Com entrada franca, a sessão será realizada na terça-feira, dia 20 de novembro, às 19h, no Auditório Cyro dos Anjos (Goethe-Zentrum). Após o filme, será promovido um bate-papo com Pablo Gonçalo, professor da Faculdade de Comunicação da UnB.

Produzido em 2000, A Lenda de Rita narra a trajetória de uma terrorista radical da Alemanha Ocidental nos anos de 1970. Após abandonar a revolução, se instala na Alemanha Oriental, com uma nova identidade fornecida pelo serviço secreto daquele país. Ela vive em constante medo de ter seu disfarce descoberto, o que inevitavelmente acontece após a reunificação alemã.

Volker Schlöndorff é um dos mais importantes diretores do cinema alemão contemporâneo. Foi membro do Novo Cinema Alemão dos anos 1960 e início dos anos 1970, que também incluía Werner Herzog, Wim Wenders e Rainer Werner Fassbinder. Ganhou um Oscar, assim como a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1979 por O Tambor (Die Blechtrommel, 1979).

Reflexões 1968-2018
Exibição do filme A Lenda de Rita (Die Stille nach dem Schuß)
Direção: Volker Schlöndorff | Drama | Cor | 2000 | 01h43
Elenco: Bibiana Beglau, Richard Kropf, Martin Wuttke.

Sinopse: Na Alemanha dos anos 70, época marcada pelo espírito anárquico e rebelde, a jovem Rita Vogt é atraída para o movimento terrorista, motivada pelo seu sentimento de justiça e por seu amor por Andi, líder do grupo. Alguns anos depois, ao perceber que o movimento está em declínio, ela decide se refugiar na Alemanha Oriental. Com a ajuda de um agente da polícia secreta, Rita assume uma nova identidade e vai trabalhar como operária.

Data: 20 de novembro, terça-feira, às 19h
Alemão com legendas em português
Local: Auditório Cyro dos Anjos – Goethe-Zentrum Brasília (EQS 707/907 – Asa Sul)
Classificação Indicativa: 12 anos