A lendária reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro finalmente tem início

Assinatura da Ordem de Serviço no dia 20/12 às 9 horas.

Fotos: Júnior Aragão.

“O melhor presente de Natal que Brasília podia receber, que a população merece! O melhor presente de fim de ano já está aqui, com as obras da Reforma do Teatro Nacional praticamente começando. O tão sonhado tapume, que é o indicativo de que o trabalho está começando e vai avançar. Está aqui materializado finalmente. Amanhã estaremos aqui com o Governador do Distrito Federal para assinar a Ordem de Serviço. Daí pra frente é a gente trabalhar intessamente para entregar a Sala Martins Penna, e em seguida, a Sala Villa-Lobos e depois todo o Teatro Nacional reformado. Este é compromisso deste governo, é a prioridade um, dois e três da nossa Secretaria de Cultura. Enfim, vamos arregaçar as mangas. Vamos trazer este Teatro de volta porque Brasília e o Brasil merecem!” Declarou do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, nas redes da @sececdf

O sonho da população do Distrito Federal parece prestes a se tornar realidade a longo prazo. A Ordem de Serviço que será assinada nesta terça (20) soa como prenúncio da resolução de uma saga que perdura a quase dez anos e que deixou a Capital orfã de seu mais consagrado espaço dedicado às artes. O templo de Oscar Niemeyer vai voltar a brilhar nesta que é a primeira etapa do restauro de uma das mais representativas e importantes casas de espetáculos do país.

Participam da cerimônia o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues; o presidente da Novacap, Fernando Leite; e o superintendente do Iphan no DF, Saulo Diniz.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) homologou, na última quinta-feira (15/12), o resultado final do edital de concorrência n°2/2022, elaborado pela Novacap, que selecionou a Porto Belo Engenharia para a realização da reforma da Sala Martins Pena. Com isso, conclui-se o longo trâmite jurídico, que visava atender todos os rigores processuais para a plena execução da obra.

Com aporte de aproximadamente R$ 54 milhões, a empresa será responsável pela reforma das instalações prediais, sobretudo, elétrica e climatização; recuperação estrutural; restauração de pisos, revestimentos, esquadrias e de imobiliários, incluindo revestimento acústico; além de atualização tecnológica e de segurança das estruturas e dos mecanismos cênicos, respeitando os requisitos de acessibilidade.

A cerimônia que marca o pontapé inicial das obras ocorrerá às 9 horas do dia 20 de dezembro, na parte externa do TNCS voltada ao Eixo Monumental, e contará com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. “É uma extrema satisfação poder participar desse momento histórico do resgate do Teatro Nacional Claudio Santoro com o início de sua restauração, um anseio da sociedade e da classe artística”, compartilhou o maestro Cláudio Cohen, à frente da sinfônica.

Sala Martins Pena receberá a primeira etapa de obras do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras no Teatro Nacional
20 de dezembro de 2022 (terça) às 9 horas
Parte externa do Teatro Nacional Claudio Santoro
Setor Cultural Norte, Eixo Monumental