O delicado espetáculo “Relicário” dialoga com bebês.

Até 30 de outubro.

Foto: Carol Resende. Divulgação.
Foto: Carol Resende. Divulgação.

O espetáculo Relicário vai até o dia 30 de outubro, aos sábados e domingos, com sessões sempre às 16 horas, na Casa da Cultura Brasília (703 norte). Uma poesia sobre memória, Relicário retrata um casal no momento de organização dos seus pertences em uma nova casa. A cada caixa aberta eles se veem diante de suas lembranças, trazidas pelo poder recordativo da música e metaforizadas na água, passando a experimentar tudo como se fosse a primeira vez.

Relicário é um espetáculo pensado para dialogar com os bebês sobre o que vivenciam e para resgatar nos adultos o que já vivenciaram. A narrativa da obra, adaptada de um conto homônimo de Gabriel Guirá, tem como base características de pessoas com Mal de Alzheimer, cuja principal consequência, o esquecimento, faz com que o portador reencontre o primeiro olhar presente na infância. Os atores fazem uso da música – importante ferramenta nos tratamentos da doença – e do teatro de objetos, duas linguagens com as quais retratam o descobrimento dos sons, o desenvolvimento da fala, a experimentação dos sentidos e a construção e resgate da memória afetiva durante um momento de mudança protagonizado pelas personagens. A água, referenciada no cenário e na música, e os objetos, representantes de situações cotidianas, assumem o sentido poético pelo qual se desdobra todo o espetáculo.

Como ator Gabriel Guirá trabalhou nos últimos dez anos em espetáculos infantis e contação de histórias, como poeta recebeu prêmios nacionais e internacionais por meio dos quais já teve seu trabalho exposto no Museu da Língua Portuguesa (SP), também atua como designer gráfico na promoção cultural. É formado em computação gráfica e atualmente estuda musicalização no Instituto Federal de Brasília.

Hyandra Ello é atriz e produtora cultural, tem experiência em diversas áreas no teatro e no cinema, viajou com espetáculos para vários Estados do Brasil e também para Perú e Argentina. Pesquisa teatro físico, atualmente cursando especialização em Coaching, atua também como terapeuta interativa. Formada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, atua na área há mais de dez anos.

Conheceram-se ao integrarem o Grupo de Teatro Carlitos, até então dirigido por Raquel Lima, em 2013. Desde então pensavam em fazer algo juntos. Uniram as respectivas experiências com teatro para bebês: ela com o ator, diretor e palhaço José Reino; ele com uma oficina da Sandra Vargas (do Grupo Sobrevento SP) e com a paternidade. Os dois também interagiram com o Festival Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância, promovido pelo grupo La Casa Incerta. Criaram o Relicário colocando o que têm em comum em cena: a visão de mundo e a vontade de preencher o espetáculo com sensibilidade, sentimentos, gestos, objetos e as dramaturgias possíveis de cada um.

Serviço: Relicário
Datas: 22 de outubro (sábado)
23 de outubro (domingo)
29 de outubro (sábado)
30 de outubro (domingo)
Horário: Sempre às 16 horas
Local: Casa da Cultura Brasília (SHCGN 703 – Bloco H – Casa 12 – Asa Norte)
Ingressos: A partir de R$ 15,00 – valores superiores serão destinados aos custos da produção, considerando que se trata de um projeto independente de patrocínio público ou privado. – A Bilheteria será aberta sempre às 15 horas.
Reservas: (61) 98245-7188 – Hyandra Ello e 99803-3915 – Gabriel Guirá
Classificação indicativa: Livre.