Residência Móvel seleciona artistas interessados em pesquisar sobre deslocamento urbano no DF.

Até 10 de agosto.


A NAVE – Arte | Projeto | Pesquisa prorrogou o prazo de inscrições para recebimento de inscrições para a Residência Móvel, dirigida a artistas interessados em pesquisar e produzir obras tendo como ponto focal a mobilidade urbana no Distrito Federal.

Até o dia 10 de agosto (sexta), os artistas podem concorrer a uma das quatro vagas apenas os artistas visuais residentes no Distrito Federal. Os interessados deverão enviar para o e-mail navecurso001@gmail.com o portfólio, ficha de inscrição preenchida e uma carta de intenção informando seu interesse/percepção sobre o deslocamento urbano na capital federal e entorno.

Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística para realizar sua pesquisa e participar do evento da semana de mobilidade no Setor Comercial Sul com uma ação artística efêmera resultante de sua pesquisa. O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais da Residência Móvel (@residenciamoveldf) a partir do dia 13 de agosto. A Residência Móvel é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB).

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por Cecília Bona, Luisa Günther, Marília Panitz e Matias Monteiro. Serão escolhidos quatro artistas que participarão de palestras, orientações e visitas de campo. Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e passe livre para circular nos meios de transporte coletivo do Distrito Federal. O edital de seleção está disponível em formato eletrônico no link.

Idealizada pela professora e artista visual Cecília Bona, a Residência Móvel foi motivada pela experiência em duas residências artísticas internacionais – uma na Islândia e outra no Canadá – e suas atividades como ciclista nos últimos 8 anos. Nesse sentido, as relações entre a desterritorialização, o fluxo e a mudança de paisagem estimulam e encorajam de forma contundente seu pensamento crítico. Para a Residência Móvel, Bona pretende instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população. A noção de cidadania é convocada e ativada numa deriva que busca dispor de todas as formas de deslocamento possíveis a fim de desencadear processos de natureza crítica, filosófica e estética sobre o direito de ir e vir, inerente a todo cidadão.

A Residência Móvel começa no dia 20 de agosto e terá duração de cinco semanas. Os artistas selecionados deverão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas/aula e assistir às palestras, orientações e visitas de campo. A cada semana, um palestrante falará ao grupo. Entre eles estão Carolina Pescatore, professora da Universidade de Brasília (UnB), que abordará o tema Planejamento Urbano. Bruno Terra, funcionário da SEMOB, tratará de Ônibus e Transporte Público. Um representante do movimento Rodas da Paz, falará sobre a experiência da organização em advogar pela paz no trânsito. Encerrando os encontros, a organização civil Bike Anjo, que ajuda pessoas a aprender a usar a bicicleta como meio de transporte na cidade abordará o tema as relações entre ciclistas e motoristas.

Ao final das palestras, os artistas selecionados apresentarão seus trabalhos durante a Semana de Mobilidade, de 17 a 22 de setembro, em algumas Regiões Administrativas do Distrito Federal e no Setor Comercial Sul. O processo de criação das obras será apresentado na CAL a partir do dia 29 de setembro.

Residência Móvel
Inscrições até 10 de agosto
Quem pode participar: Artistas visuais moradores do Distrito Federal
Link para edital
Link para anexo I
Link para anexo II
e-mail para envio de inscrições: navecurso001@gmail.com