Retrato Brasília realiza palestra “Jiu-Jitsu Cultural: Design que transforma”.

Bicicletário, de Marko Brajovic.
Bicicletário, de Marko Brajovic. Divulgação.

O segundo encontro do projeto Retrato Brasília acontece na segunda (6 de outubro), às 19 horas, com entrada franca. O foco é a abordagem poética e funcional voltada para a observação do design com função social, entendido como ferramenta colaborativa e como catalisador de mudanças no mundo. As atividades têm início com uma conversa entre os criadores brasilienses e convidados de São Paulo, em um intercâmbio de experiências relacionadas ao processo criativo e desenvolvimento mercadológico no campo do design.

O painel vai tratar de uma via alternativa de consumo, que prioriza o trabalho autoral, pensado e desenvolvido com base nas percepções do criador-observador, não é só visto como uma tendência, e sim, como um novo formato que acompanha os moradores da jovem Brasília, que cansados de reclamar da falta de recursos criativos na cidade, resolveram desenhar de forma espontânea uma identidade única no que se refere a design e empreendedorismo.

O espaço para debates sobre Design e os caminhos que injetam funcionalidade e poesia no cotidiano será aberto com a presença de Camila Belchior, diretora de inovação da revista Bamboo; Marko Brajovic, arquiteto e designer; Bruno Porto, designer gráfico, curador e educador/coordenador do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário Iesb; Fernanda Ferrugem, designer de moda; Santiago Mourão, professor de desenho, ilustração e narrativas; e Raoni Vieira, stylist e sócio-proprietário do ateliê criativo Llolla Lab.

Depois do painel, Marko Brajovic ministra o workshop “Espaços da Democracia”, para o grupo Novos Pioneiros e 10 participantes que retirarem a senha na bilheteria do CCBB, 1h antes do evento começar. No workshop, Marko Brajovic vai propor uma dinâmica de exercício criativo a partir do seguinte questionamento: Os “cenários” arquitetônicos e urbanos se refletem e são refletidos pela nossa estrutura social e política. O século XXI apresenta uma drástica evolução das dimensões físicas e virtuais dos mesmos. Podemos imaginar e recrear estes novos espaços?

Marko Brajovic. Foto: Christian von Ameln. Divulgação.
Marko Brajovic. Foto: Christian von Ameln. Divulgação.

Painelistas convidados:

Camila Belchior: crítica de arte em São Paulo e especializada em arte contemporânea, é diretora de inovação da Bamboo – uma das mais relevantes publicações brasileiras de design, arquitetura, decoração e lifestyle. Na studio bamboo, coordena uma série de projetos voltados à inovação com foco em experiência e conteúdo, que hoje se baseia em 6 pilares de comunicação: digital, vídeos, publicações, exposições, concursos/fóruns e viagens. Formada em história da arte na Inglaterra e com mestrado em Políticas de Representação já desenvolveu trabalhos no Museu Guggenheim de Nova York, produziu a performance de nus de Spencer Tujick no Parque do Ibirapuera em 2002 e foi produtora na Bienal de São Paulo, entre outros trabalhos.

Marko Brajovic: arquiteto croata Brajovic desenvolve projetos fundamentados em três pilares sistemáticos: estudo comportamental (como as pessoas agem), fenomenologia (como a física age), biomimética (como a natureza viva age), resultando em formatos e estéticas que comunicam marcas e valores por meio de narrativas e experiências imersivas. Além de arquiteto é especializado em tecnologia biomimética e interativa, cenografia, design de produtos, instalações multimídia e direção criativa. Foi dele a assinatura das exposições sobre David Bowie e Stanley Kubrick no MIS/SP. Apesar de morar e trabalhar em São Paulo, Marko mantém também um escritório em Barcelona.

Bruno Porto. Divulgação.
Bruno Porto. Divulgação.

Novos Pioneiros – Design:

Bruno Porto: Designer gráfico, educador e curador carioca com trabalhos premiados e expostos nas Américas, Ásia, África e Europa, e publicados em mais de 40 livros e revistas internacionais. Assina a curadoria de mostras de design e ilustração apresentadas na Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Emirados Árabes, Inglaterra, Uruguai, Venezuela e Vietnam, e frequentemente participa do júri de concursos e prêmios de design, como o Adobe Design Achievement Awards, o iF Awards e os Premios CLAP de Diseño Gráfico, Branding y Comunicación. Coordena o curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB desde 2012, tendo trazido para Brasília as edições de 2012 e 2014 da Bienal de Tipografia Latino-Americano Tipos Latinos – da qual é Coordenador Executivo – e eventos como o lançamento do catálogo da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, da qual foi curador. É membro do Conselho Consultivo da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal – ADEGRAF, responsável pela articulação em Brasília do Projeto de Lei de Regulamentação da Profissão de Designer, e Coordenador da Área de Educação, Formação, Capacitação e Pesquisa do Colegiado Setorial de Design da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Fernanda Ferrugem: Estilista autodidata, é representante do design autoral brasiliense. Faz uso da estética do upcycling, como ferramenta de inovação de produto e processo, aplicada à moda de ateliê praticada em seu Espaço Ferrugem.

Santiago Mourão: Bacharel em artes plásticas e um batalhador dentro do setor criativo, misturando artes gráficas (ilustração e gravuras), com design editorial, expografias, porduções. Também atua como professor de desenho, ilustração e narrativas, além de atuar como produtor de xposições e oficinas, quase sempre do segmento das artes gráficas, como os ciclos de oficinas de caligrafia e ilustração ou as exposi~eos Tipocriaturas do designer Oded Ezer, e Cartazas e Pierre Mendell, entre outras.

Raoni Vieira: Stylist e sócio-proprietátio do ateliê criativo Llolla Lab, que responde por experimentações de moda e beauty-art sendo peça fundamental na cultura de upcycling de moda em Brasília.

Desta vez o painel Jiu-Jitsu Cultural: Design convidou ainda empreendedores do segmento que tiveram seus trabalhos reconhecidos e que servirão de exemplo de cases de sucesso. Entre eles estão Kátia Ferreira da grife Apoena – projeto do Instituto Proeza – que realiza um trabalho de inclusão social com mulheres e crianças através da moda, Nina Coimbra, artista plástica e designer que criou o projeto DFeito, que trabalha com processo de seleção e restauro de objetos, obras de arte e móveis vintage, Layana Thomaz, da Aloja, loja temporária, itinerante, experiência sensorial, coleções atemporais, poucas peças e feitas com tecidos de antigas coleções e mais Thiago Lucas, da Baru Design, que produz móveis sustentáveis.

Fernanda Ferrugem
Fernanda Ferrugem. Divulgação.

Serviço: Palestra “Jiu-Jitsu Cultural: Design que transforma”
Data: 6 de outubro (segunda), às 19 horas
Local: Teatro I do Auditório do CCBB (SCES, Trecho 2, Conjunto 22)
Entrada Franca
Informações: (61) 3108-7600
http://retratobrasilia.com.br/