Projeto “Retrato Brasília” apresenta painel sobre empreendedorismo.

André Deak. Divulgação
André Deak. Divulgação

O projeto Retrato Brasília traz para o CCBB, na próxima segunda (10 de novembro), mais um encontro que promove inovação e o que há de vanguardista nos novos rumos do empreendedorismo criativo. As novas formas de se fazer negócio em um mundo dominado pela internet e pela velocidade da produção estão cada vez mais abstratas, porém o RETRATO BRASÍLIA aponta o norte para os jovens empresários, em um verdadeiro trabalho de coolhunting e estudo de comportamento social aprofundado, realizado junto com a WGSN – maior empresa de análise de tendências do mundo.

A noite terá inicio com uma apresentação de empresários que desmistificaram o terno, regras da administração e inovaram na maneira de ganhar dinheiro gerindo ideias. Em seguida haverá um painel de estudos e discussões sobre os olhares estratégicos que acompanham as mentes corajosas mundo a fora.

As novas tendencias e ideias para o gerenciamento de negócios são pensadas e repensadas ao redor do mundo diariamente e Brasília se colocou como uma das capitais mundiais que por motivos geográficos teve de se esforçar para reinventar formas de se fazer dinheiro. Priorizando uma execução autoral e poética estrutural dentro de um novo formato de trabalho, os jovens empresários da capital são verdadeiros exemplos de vanguarda no empreendedorismo.

Facundo Guerra. Divulgação
Facundo Guerra. Divulgação

O painel de discussão será composto por profissionais da cidade e por players do novo jeito de dirigir um negócio ou ideia. Contará com as presenças já confirmadas de Facundo Guerra e André Deak, dois dos nomes mais influentes no mercado criativo e Marcio Brito, gestor da Carteira de Projetos de Startups pelo Sebrae Nacional. A brasiliense Marcela Prado, do Corujinha Foodtruck será um dos cases locais de sucesso e vai contar como uniu em um mesmo negócio produtividade, sustentabilidade e diversão e Patrícia Herzog, do Experimente Brasília, vai falar de um jeito, diferenciado, de mostrar a nossa cidade para os visitantes.

Painelistas Convidados:

André Deak é diretor do Liquid Media Laab, produtor multimídia, professor na ESPM e na FAAP. Trabalha há mais de 15 anos com projetos para jornalismo e comunicação digital. Entre os projetos mais recentes, mapeamentos culturais colaborativos como a iniciativa Arte Fora do Museu, Mapas Afetivos, Architech, SP Cultura, e diversos outros. Desenvolveu ainda plataformas para transmissão online de eventos, ao vivo, quando coordenou a estratégia e a execução das soluções web da cpfl cultura (até 2012). Realizou mais de 250 eventos livestream. Nos tempos de jornalista, foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos e outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental.

Facundo Guerra empreendedor da noite paulistana desde 2005, quando foi sócio da casa noturna Vegas, que marcou a revitalização da região do Baixo Augusta e que tem, entre os sócios, o chef Alex Atala. Hoje, Facundo administra meia dúzia de casas noturnas- além de ser uma máquina de ideias. A mais recente vai acontecer um dia antes do empresário desembarcar em Brasília: a Cinesthesia, no dia 9 de novembro no cine Joia, em São Paulo. Uma sessão de cinema com recursos de casa de show, como luzes e som para expandir a experiência. A sessão de estreia será com o filme “O Massacre da Serra Elétrica”. No meio da sessão momentos de escuridão total, por 15 segundos, barulhos de serra elétrica, entre outras surpresas, que farão aumentar ainda mais a tensão da plateia. Facundo vai contar aos brasilienses sua experiência como empreendedor.

Márcio Brito é graduado em Ciência da Computação – UniCeub e pós-graduado Master em Marketing pela ESPM. Atualmente é Gestor da Carteira de Projetos de Startups pelo Sebrae Nacional, onde busca promover a competitividade das empresas de serviços ligadas a tecnologia da informação e comunicação, bem como aquelas inseridas na Nova Economia (startups digitais). Sua experiência profissional envolve atividades ligadas a desenvolvimento e layout de software, criação e planejamento publicitário, planejamento digital, gestão de empresas e gestão de projetos.

Cases Brasilienses:

Corujinha Food Truck, de Marcela Prado, que encontrou no negócio uma forma de combinar o hobby de cozinhar para amigos, em uma profissão. Depois de algumas viagens para conhecer melhor o modelo de negócio Marcela substituiu os grandes caminhões por um carro menor e mais fácil de dirigir, já que além de chef é ela quem conduz o veículo. Lançada há cerca de sete meses a Corujinha é sucesso e já participou dos principais eventos voltados para a ocupação do espaço público que movimentaram, como nunca, a cidade nesse ano de 2014.

Experimente Brasília é uma proposta de turismo inteligente que saiu da cabeça de Patrícia Herzog, turismóloga, sócia da Tríade Patrimônio Turismo Educação e Diretora Criativa do Experimente. Mais do que apenas organizar visitas, o projeto de Patrícia busca reproduzir a experiência de morar em Brasília para os turistas. Propondo uma viagem pela cidade valorizando a amplitude, natureza, arte, cores, simetria, asas, eixos, superquadras, pilotis, azulejos, cobogós – e pessoas que inventaram, neste cenário único, um jeito diferente de viver.

Marcela Prado. Divulgação
Marcela Prado. Divulgação

Serviço: Palestra “Jiu-Jitsu Cultural: Empreender é um ato coletivo”
Data: 10 de novembro (segunda), às 19 horas
Local: CCBB – Teatro I (SCES, Trecho 2, Conjunto 22)
Info: (61) 3108-7600
Entrada Franca.