Retrato Brasília lota o auditório do CCBB em encontro sobre empreendedorismo.

Fotos: Ludimila Mamedes. Divulgação.
Fotos: Ludimila Mamedes. Divulgação.

Na segunda-feira passada (10) os brasilienses provaram a nova cara da cidade. Uma cidade, que não se resume ao serviço público e que conta com empreendedores no mercado do entretenimento e gastronomia, promovendo novos caminhos no mundo dos negócios. O encontro, sob o tema “Empreender é um ato coletivo”, levou um bom público ao auditório do CCBB.

André Deak.
André Deak.

O final de tarde contou com o workshop realizado por André Deak, diretor do Liquid Media Laab, produtor multimídia, professor na ESPM e na FAAP, Facundo Guerra, considerado o “rei da noite” paulistana e Márcio Brito, gestor de projetos startups do Sebrae Nacional.

Facundo Guerra.
Facundo Guerra.

O Retrato Brasília refletiu sobre os novos caminhos no ato de empreender, injetando ideias e funcionalidades criativas para jovens que, às vezes, sentem medo de arriscar em um novo projeto profissional. A principal tendência apontada na noite do encontro foi o ato coletivo. Em um mundo empresarial que vivemos, a competitividade é principal vilã, mas a partir do momento em que você une força integrando o seu projeto ao de possíveis concorrentes, promove-se então uma parceria que tem tudo para dar certo.

Luca Predabon e Jackson Araújo.
Luca Predabon e Jackson Araújo.

Os criativos da capital contaram suas histórias, as dificuldades diárias, mas também falaram do prazer e da paixão de ter um negócio próprio: Patricia Herzog do Experimente Brasília e Marcela Prado do Corujinha Food Truck, falaram sobre a reinvenção do produto final e em inovar sempre na apresentação do trabalho. Rafael Innecco compartilhou o projeto da BSB Memo, que buscou na cidade a direção criativa da marca, os produtores Daniel Spot e Gustavo Bill mostraram como eles têm revitalizado a noite semanal da cidade com os projetos Moranga e o Cineme-se, o primeiro reunindo mais mil pessoas para dançar em plena quarta-feira, toda semana. E teve ainda o pessoal do projeto Criolina, que além de realizar as festas mais descoladas da cidade, também tem programa de rádio e entrevistas que podem ser conferidas no Youtube.

Daniel Spot e Mariana Vassalo.
Daniel Amaro e Mariana Vassalo.

O segredo que os pesquisadores queriam descobrir anda se revelando a cada encontro, “Brasília faz o que faz e inspira outras cidades com a sua cena cultural porque tem autoestima.” conclui Jackson Araújo, um dos criadores do Retrato Brasília, ao final da palestra.

Daniela Pesce, Felipe Sant'Anna e Graciele Bessa.
Daniela Pesce, Felipe Sant’Anna e Graciele Bessa.