A mostra “Retratos da Brasilidade” exibe a “Primeira Missa no Brasil” e célebre série de Portinari.

Primeira Missa no Brasil, de Vítor Meireles.

Renato Acha

Câmara dos Deputados recebe exposição com obras representativas da construção da nacionalidade. A mostra Retratos da Brasilidade apresenta a célebre Primeira Missa no Brasil pela primeira vez em Brasília.

A pintura à óleo é de autoria de Vitor Meireles e data de 1861. Trata-se de uma oportunidade rara de conferir o quadro pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro. De lá a obra só saiu de lá duas vezes: para ser exposto na Bélgica e para uma mostra no sul do país.

Descobrimento do Brasil, de Cândido Portinari.

A obra figura ao lado da coleção Cenas Brasileiras, conjunto com doze obras de Cândido Portinari. A série inclui: “Descobrimento do Brasil”, “Anchieta”, ‘Bandeirantes”, “Frevo”, “Bumba-Meu-Boi”, “Samba”, “Vaqueiros do Nordeste”, “Baianas”, “Garimpo em Minas Gerais (Garimpeiros)”, “Jangada do Nordeste”, “Gaúchos” e “Seringueiros”. A brasilidade ganha contornos expressivos nas cores e traços marcados por forte dramaticidade.

A série traz um raro e conjunto de trabalhos de Candido Portinari, com obras que abordam a alma brasileira com o experimentalismo característico de sua trajetória. O primeiro quadro da série, “Descobrimento do Brasil”, foi pintado entre 1954 e 1956, a pedido de Assis Chateaubriand, para decorar o saguão da revista O Cruzeiro.

Serviço: Retratos da Brasilidade

Abertura: 3 de julho de 2012 (terça) às 19 horas

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: De 3 de julho a 16 de setembro de 2012

Horário: todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas, com entrada franca

Informações: 3216-1780 e 32161762.