O filme “Revoada” tem lançamento nacional no Cine Brasília.

14 de fevereiro.

Divulgação.

O filme Revoada ganha lançamento nacional nesta quinta (14 de fevereiro) no Cine Brasília. Com direção do cineasta sergipano José Umberto Dias, o fenômeno do cangaço é abordado a partir de uma perspectiva que mistura história, dramaturgia, questões de gênero, meio ambiente e questões existenciais.

Formado em Ciências Sociais e radicado na Bahia, onde cursou também cinema, o roteirista, diretor e montador se debruça sobre o tema, buscando explorar facetas menos expostas do cangaço. Ele retrata este como um fenômeno rural do século passado que dava vazão ao sentido de rebeldia de uma juventude sem perspectiva e que encontrava na aventura e na possibilidade de fortuna um caminho sedutor. Além disso, José Umberto lembra que a entrada de Maria Bonita para o bando, concessão de Lampião, abriu caminho para que a mulher humanizasse o que antes era uma prática de homens apenas. “O cangaceiro tornou-se mais vaidoso, enfeitado. Passou a usar perfume, o que o colocava inclusive em risco, pois denunciava a presença do bando à polícia”, explica o diretor.

Outra questão sugerida pela narrativa de José Umberto é que o cangaceiro aprendeu a manejar a natureza de maneira sustentável pelo profundo conhecimento que acumulou de flora e fauna, aliadas na dura luta que travavam no dia a dia. O diretor sergipano, com mais de 20 obras em sua filmografia, exercita no filme o amadurecimento de uma dramaturgia que pretende lidar com questões existenciais mais universais. Amor, amizade, ódio, resistência e a certeza da morte ganham novas expressões na caatinga da Chapada Diamantina, onde o filme foi rodado.

Lançamento nacional do filme “Revoada”, de José Umberto Dias
14 de fevereiro (quinta) às 20:15
Cine Brasilia (EQS 106/107 – Asa Sul)
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia-entrada), somente em dinheiro.