
A Caixa Cultural Brasília apresenta que traz ao público 25 esculturas em metal do artista plásticoRicardo Stumm. Inspiradas na expressão corporal, as obras da última série desenvolvida pelo escultor refletem a necessidade do ser humano de extrapolar seus próprios limites, conquistar novos espaços e relacionamentos. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e classificação indicativa livre, a exposição “Além dos Limites” tem abertura para imprensa e convidados no dia 16, quinta-feira às 19h. A visitação vai de 17 de setembro a 17 de outubro.
Partindo do corpo escultural humano até certo encontro com a abstração, a composição permite tanto elevar-se a uma perspectiva cósmica como a penetrar fundo na terra. Com a maestria de um animador, Stumm manipula toda esta energia e cria, quadro a quadro, uma dança imaginária e dramática. São formas de inspiração biológica, geometrias e às vezes pequenos personagens que surgem na sombra, curiosos seres que animam a cena com sua ingênua presença.
O processo criativo do artista também poderá ser conferido na mostra. A exposição das esculturas é complementada com fotos, desenhos dos modelos vivos e uma instalação.
Para desenvolver as peças, o artista fotografa modelos em movimento, colocados dentro de tecidos elásticos. As imagens servem como referência para a modelagem das esculturas em argila, que na etapa final são fundidas em bronze, na fundição do próprio artista.
O workshop ministrado pelo artista acontece em dois dias – 09 e 10 de outubro. Nos encontros, Stumm aborda de forma didática e detalhada seu modus operandi. O escultor demonstrará o processo de produção de fôrmas para fundição, utilizadas na técnica de cera perdida. Cada participante deve trazer uma pequena escultura que será utilizada para a construção do molde de reprodução.

Radicado em Brasília, o escultor gaúcho tem carreira internacional e muitas andanças pelo velho mundo.
Gravurista premiado na Espanha, Stumm estudou na Academie Julian, em Paris, cidade onde e recebeu o prêmio do Concurso Internacional de Cartazes da ONU pela Tolerância em 1995, organizado pela Unesco.
Nesse mesmo ano retornou ao Brasil, estabelecendo-se na capital federal. Começa a pesquisar as formas tridimensionais, em especial a escultura em bronze.e coloca em ebulição toda a bagagem adquirida em suas vivencias no além mar.
Inaugurou a primeira fundição artística de Brasília, a Tacello, especializada na produção de esculturas com a técnica da cera perdida, em bronze e alumínio.
Stumm esteve em 2004 na Espanha, onde se especializou em fundição de bronze, na Escuela Massana de Barcelona.
Serviço: Exposição “Além dos Limites”, de Ricardo Stumm
Abertura para convidados e imprensa: 16 de setembro de 2010, às 19h
Visitação: de 17de setembro a 17 de outubro de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Dia e horário do workshop: 09 e10 de outubro de 2010, das 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Acervo – SBS, Quadra 4, lote3/4, Brasília – DF
Telefones de contato: (61) 3206 9450 – administração; (61) 3206 9448 – recepção.
Agendamento de visitas mediadas e inscrições para workshop: (61) 3206-9892, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 21h.
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal