Road Show movimenta o mercado de vinhos finos.

Divulgação.
Divulgação.

A 3º edição do Road Show aterrisa em Brasília no dia 13 de agosto no Bier Fass (Pontão do Lago Sul) e vai contar com a presença de vinícolas de vários países, do Velho e Novo Mundo. A terceira edição do evento promovido pela Inovini, importadora dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos, acontece em cinco estados brasileiros.

Com a presença de grandes nomes da vinicultura, o público formado por consumidores e profissionais da área poderá degustar mais de 50 vinhos e conhecer um pouco mais sobre renomadas produtoras, como Los Vascos (Chile), Porto Ferreira (Portugal), Doña Paula (Argentina), Undurraga (Chile), Golan Heights (Israel), González Byass e Valduero (ambas da Espanha).

“É uma ótima oportunidade de interação entre os representantes das vinícolas com todos aqueles que se interessam por vinhos. Essa proximidade faz toda a diferença”, diz a Gerente de marketing da Inovini, Rita Benozzati Ibanez. Entre as novidades estão a presença pela primeira vez no Road Show, das vinícolas Ferreira e Golan Heights. No caso da Golan, uma oportunidade rara do consumidor poder provar em um evento de grande porte, vinhos de Israel de tão alta qualidade.

Produtores participantes:

Los Vascos (Vale de Colchagua / Chile)

Em 1988, o ramo da família Rothschild proprietário do legendário Château Lafite Rothschild – o mais aclamado dos Premiers Grand Cru de Bordeaux – http://www.colchaguavalley.cl/wp/wp-content/uploads/2014/08/Vi%C3%B1a-Los-Vascos.jpgadquiriu a vitivinícola da família Echeñique, rebatizou-a de Los Vascos, em homenagem à origem dos antigos proprietários, e se tornou uma das primeiras famílias de vitivinicultores estrangeiros a se estabelecer no Chile. Hoje, após receber importantes investimentos e ser totalmente remodelada sob a supervisão do então diretor técnico do Château Lafite – Gilbert Rokvam – a Viña Los Vascos produz vinhos de alta qualidade em todas as faixas de preço.

Ferreira (Douro / Portugal)

Fundada em 1751 pela família de viticultores do Douro, cujo nome batiza essa casa, a Ferreira é há séculos sinônimo de vinho português de alta qualidade. A história da Ferreira acompanha e confunde-se com a própria história da evolução da Região Demarcada do Douro (delimitada em 1756) e dos seus vinhos do Porto e de mesa (Douro DOC). Herdeira do fundador da Ferreira, Antónia Adelaide – a famosa Dona Antónia, “a Ferreirinha” – assumiu os negócios da família aos 33 anos, mas não se limitou a gerir uma herança. Ela fortaleceu a empresa graças ao seu espírito empreendedor e carisma, ainda hoje referências em Portugal. Dotada de uma energia excepcional e incrível talento comercial, Dona Antónia conseguiu dar um grande impulso à viticultura no Douro, criando quintas ainda hoje famosas, plantando vinhas, construindo modernas adegas, abrindo estradas em áreas isoladas, desenvolvendo métodos de viticultura e enologia e produzindo vinhos de excelente qualidade. Hoje, passados mais de 250 anos, Ferreira é “a marca portuguesa”, a referência em vinhos do Porto e Douro de alta qualidade, símbolo de um país e de uma cultura.

González Byass (Jerez, Rioja, Cava, Somontano e Castilla La Mancha/ Espanha)

Desde 1998 representada no Brasil pela Inovini, a González Byass, fundada em 1835 na cidade de Jerez, na região de Andaluzia, no sul da Espanha, ainda está nas mãos da mesma família (hoje na quinta geração). A vinícola sempre baseou seus negócios em um princípio: manter a paixão de seu fundador, Manuel M. González, pela excelência dos vinhos. Serão degustados vinhos de cada uma das 5 vinícolas do grupo com as quais a Inovini trabalha, entre eles: o ícone Tio Pepe, o já conhecido e consagrado Beronia Reserva, o Cava Vilarnau Brut, vinhos da moderna Finca Constancia e também vinhos da Viñas del Vero da região de Somontano, a mais recente vinícola do grupo González Byass a ser incorporada ao portfólio da Inovini.

Doña Paula (Argentina)

Doña Paula é uma das mais prestigiadas vinícolas da Argentina e iniciou sua história na região de Mendoza em 1990 focada em investigar diferentes “terroirs” com o objetivo de produzir vinhos de alta qualidade. Em 2000, começou efetivamente suas atividades, sendo 2001 o ano de sua primeira safra. Nos anos seguintes, com a aquisição de novos vinhedos e a construção de sua adega com capacidade de produção de 1 milhão de litros, Doña Paula posicionou-se entre as mais importantes vinícolas Argentinas e está presente em mais de 60 países. No Road Show Inovini 2015 estarão presentes o enólogo Marcos Fernandes e o brand ambassador, Luis Alejandro. O visitante poderá provar: Doña Paula Selección de Bodega Malbec, Doña Paula Estate Torrontés, Estate Malbec, Estate Riesling e o tinto novidade no portfólio, Estate Black Edition Blend.

Undurraga (Chile)

No portfólio da Inovini desde novembro de 2013, a Undurraga começou sua história em 1885, com Francisco Undurraga Vicuña. Em 2006, a vinícola foi adquirida pelo grupo familiar chileno Vinos del Pacifico e passou por uma completa reformulação de qualidade, estilo e posicionamento de marca. A Undurraga inaugurou em 2007 uma nova adega para produção de vinhos Premium e novos vinhedos foram adquiridos nas sub-regiões de Leyda, Maipo, Cerros de Almahue e Cauquenes, totalizando 1800 hectares plantados. O grande destaque dessa nova fase da Undurraga é o projeto T.H. (Terroir Hunter ou Caçador de Terroir em tradução livre) representado, entre outros, pelos vinhos T.H. Sauvignon Blanc (de Lo Abarca), T.H. Pinot Noir (de Leyda), T.H. Carménère (de Peumo) e T.H. Cabernet Sauvignon (do Alto Maipo). Poderão ser degustados também os vinhos Aliwen Reserva Sauvignon Blanc, Aliwen Reserva Cabernet Sauvignon-Carménère e Sibaris Reserva Especial Syrah.

Golan Heights Winery (Galileia / Israel)

A vinícola Golan Heights foi fundada em 1983 nas Colinas do Golan, na Galiléia, região montanhosa localizada no norte de Israel e conhecida localmente como a “terra do vinho”. Seus mais de trinta vinhedos se estendem das proximidades do Mar da Galiléia aos sopés do monte Hermon, formando uma rica paleta de terroirs com distintos solos (basalto-vulcânico, argiloso, com seixo, calcário.) e altitudes (de 400 a 1200 metros acima do nível do mar). Desde os seus primeiros anos, a vinícola vem conquistando os mais altos prêmios e reconhecimentos nos mais respeitados concursos internacionais, bem como dos mais famosos críticos. Em 2008 foi a primeira vinícola israelense a figurar na lista Top 100 da Wine Spectator, com o vinho Yarden Cabernet Sauvignon 2004. Yarden, a marca dos vinhos premium da Golan Heights, significa Jordão em hebraico, uma homenagem ao histórico Rio Jordão mencionado nos escritos sagrados judaicos e cristãos, que em seu percurso (nasce no Monte Hermon, passa pelo Mar da Galiléia e deságua no Mar Morto) atravessa a Terra Santa. Todos os vinhos são kosher.

Valduero (Ribera del Duero / Espanha)

A Valduero é uma bodega familiar e uma das primeiras da D.O. Ribera del Duero. Foi fundada por Gregorio García Álvarez em 1984 no pequeno vilarejo de Gumiel de Mercado, situado a 16 km de Aranda del Duero, no coração da Ribera del Duero. Yolanda García Viadero, filha do fundador e agrônoma, se encantou com a viticultura tradicional da região e com a uva Tinto Fino produzida por aquelas vinhas especiais. Considerou tal uva como “excepcional e única na Espanha, com forte caráter de um terroir exclusivo, que aporta uma estrutura e acidez aos vinhos elevando-os aos mais altos níveis de qualidade do mundo”. Yolanda está convencida de que uma grande uva necessita de tempo e cuidado para expressar o melhor de si. Considera absolutamente necessário o tempo de amadurecimento tanto em barrica como em garrafa e cuida dos mínimos detalhes em respeito ao que lhe fornecem vinhas tão especiais. Por isso, na Valduero os vinhos são amadurecidos e mantidos na bodega até que alcancem a harmonia entre intensidade e elegância. Seus vinhedos não são irrigados e também não recebem abonos químicos, apenas orgânicos.
Link para baixar as imagens de todos os vinhos: http://we.tl/9ts839nihE
Serviço:
Road Show 2
Serviço: Road Show 2015 – Brasília
Data: 13 de agosto, de 16 às 22 horas
Local: Bier Fass (Pontão Lago Sul)
*Antecipado: R$ 100. Seu convite vale R$ 60,00 na compra de vinhos dos produtores participantes, válidos para o dia do evento.
*É obrigatória a apresentação do convite na entrada do evento. Crédito não cumulativo. Caso nenhuma compra seja realizada no dia 13/08, não haverá reembolso.