O artista Rodrigo Rosa ganha mostra retrospectiva no Museu Nacional.

De 7 a 30 abril.

Fotos: Rodrigo Rosa. Divulgação.
Fotos: Rodrigo Rosa. Divulgação.

A mostra Rodrigo Rosa – A Forma e Arte da Cidade está em exibição no Museu Nacional Honestino Guimarães de 7 a 30 de abril, com entrada franca. O público vai fazer um passeio pelo percurso da obra de Rodrigo Rosa (31/12/1966 – 05/03/2014) e conhecer desenhos inéditos e o conjunto doado ao Museu Nacional da Republica Honestino Guimarães através do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 7ª edição, Funarte.

Foto Rodrigo Rosa 6
Da cidade, Rodrigo Rosa herdou o gosto pelo espaço e geometria, pelos cubos e superfícies planas. Artista, educador e Bacharel e Mestre em Artes Pela Universidade de Brasília (UnB), foi premiado e respeitado pela coerência, economia e rigidez de seu trabalho, que é de extrema relevância para o conjunto da arte contemporânea brasileira.

Foto Rodrigo Rosa 4
Sua trajetória vai das gravuras e pinturas com aplicação de finas camadas de pó de grafite até as grandes instalações e sites specifics. Através de dobras e linhas o artista cria a ilusão de passagens “que nos atiçam os sentidos, mas não é real”. Como costumava descrever o artista.

Foto Rodrigo Rosa 2
Em contrapartida, Rodrigo Rosa elabora volumes escultóricos em aço carbono, mármore, mdf ou argila onde faz as conexões do espaço físico com o ilusório. “O espaço como fundamento, o tempo como ferramenta” Rodrigo Rosa trabalha o dialogo entre, ARTE, LUGAR e ESPECTADOR, o tempo fica no registro minucioso e gestual do acabamento de suas pinturas e nas oxidações.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Serviço: Rodrigo Rosa – A Forma e Arte da Cidade
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Data: De 7 a 30 abril
Visitação: De terça a domingo, de 9:00 às 18:30
Entrada franca
Informações: (61) 3224-0559
http://rodrigo-rosa.sitepx.com/