O sambista Roque Ferreira abre a temporada do projeto Samba de Bamba.

13 de abril.

Divulgação.
Divulgação.

O sambista baiano Roque Ferreira é a primeira atração da terceira temporada do projeto Samba de Bamba, que tem início nesta quarta (13 de abril), na Caixa Cultural. O artista apresentará composições que ficaram conhecidas nas vozes de Clara Nunes, Zeca Pagodinho e Maria Bethânia.

Ao lado de Riachão, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino e Batatinha, Roque Ferreira é considerado um dos mais importantes compositores do samba baiano na atualidade. Publicitário, trabalhou em várias agências durante 20 anos, abandonando a profissão para dedicar-se somente à música. Com mais de 400 músicas gravadas, Roque teve suas canções interpretadas por grandes nomes como Alcione, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Zélia Duncan, Teresa Cristina, Mart’nália, João Nogueira, e Maria Bethânia. Seu primeiro disco, Tem água no mar, foi lançado em 2004. Em 2010, Maria Bethânia gravou sete músicas do compositor nos discos Encanteria e tua. A cantora Roberta Sá lançou Quando o canto é reza, só com músicas de Roque Ferreira.

Acompanhado por um quarteto musical, o sambista apresenta um show inédito que vai usar música para contar a história do candomblé, além de fazer uma homenagem a Clementina de Jesus. No palco, o baiano relembra seus grandes sucessos como Água da minha sede, Samba pras moças, Oxossi e Pro amor render. Nascido em Nazaré das Farinhas, interior da Bahia, o compositor gravou, no ano passado, seu mais recente trabalho, Terreiros, que preserva as características do samba de roda, com melodia rica, harmonia simples e versos curtos.

Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, o Samba de Bamba realiza, até dezembro, uma série de dez shows com os expoentes da nova geração do samba brasileiro. A próxima atração em Brasília é o sambista paulistano Carlos Navas, em 9 de maio.

Sobre o Samba de Bamba:
O projeto estreou na CAIXA Cultural Curitiba em 2013, inspirado no programa Samba de Bamba, que o produtor e jornalista cultural Rodrigo Browne mantém no ar há 20 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os sambistas convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos, formato que foi levado para os palcos. O objetivo do projeto é trazer novos nomes nascidos a partir da revitalização da Lapa carioca, sem se restringir ao Rio de Janeiro, mas mostrando o que está sendo produzido em todo o Brasil.

CALENDÁRIO BRASÍLIA 2016
09/05: Carlos Navas (SP)
31/05: Marcelinho Moreira (RJ)
14/06: Karynna Spinelli (PE)
11/07: Jussara Silveira (MG/BA)
09/08: Karla da Silva (RJ)
13/09: Gloria Bonfim (BA)
18/10: Zé da Guiomar (MG)
08/11: Tempero Carioca (RJ)
02/12: Cris Pereira (DF)

Serviço: Samba de Bamba – Roque Ferreira
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dia: 13 de abril (quarta) às 20 horas
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 quilo de alimento não perecível.
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.