Roteiro Poético do Imaginário das Grandes Bacias Fluviais Brasileiras.

Araquém Alcantara. Divulgação.
Araquém Alcantara. Divulgação.

A exposição Roteiro Poético do Imaginário das Grandes Bacias Fluviais Brasileiras está em cartaz o Centro Cultural da Câmara em Brasília até 17 de junho. Com curadoria de Bené Fonteles, a mostra apresenta imagens que retratam o diálogo entre a cultura e a natureza nas regiões das três grandes bacias hidrográficas do Brasil: Prata, Amazônia e São Francisco.

A paisagem cultural, humana, espiritual e ecológica dos rios e dos povos ribeirinhos, que fazem deles as suas ruas, é reproduzida através de 58 imagens e textos selecionados por Bené Fonteles. A exposição busca o essencial do livro Prata, São Francisco, Amazonas | União das Águas: Imaginário das Grandes Bacias Fluviais Brasileiras (Alles Trade Editora), organizado pelo artista plástico Bené Fonteles e pelo jornalista Marcelo Delduque.

Mario Friedlander.
Mario Friedlander.

Uma rara oportunidade de conferir imagens de nomes consagrados da fotografia mundial como José Medeiros, Claudia Andujar, Araquém Alcantara, Caio Reisewitz, Maureen Bisilliat, Elza Lima, Zé Paiva e Luciano Candisani. Os cliques aparecem ao lado de textos de autores como Carlos Drummond de Andrade, Tetê Espíndola e Lucina, Nilson Chaves, Raymundo Moraes, Fernanda Martins e Paulo André Barata.

“As bacias fluviais brasileiras desenham sobre o chão uma paisagem cultural imensa, como se afluentes de um mesmo rio convergissem para um mar de diversidade que nos une pela palavra, pela visualidade e pelo ritmo com a mesma mescla de flexibilidade, transparência e beleza com que a água nos orienta e rege”. Conta Bené Fonteles.

José Caldas.

Roteiro Poético do Imaginário das Bacias Fluviais Brasileiras
Centro Cultural Câmara dos Deputados (Galeria de arte do 10º andar | Anexo IV | Câmara dos Deputados)
Data: Até 17 de junho
Visitação das 9 às 17 horas
Entrada gratuita
Informações: (61) 3215-8080 | cultural@camara.leg.br