
O artista tem origem libanesa e japonesa e nasceu no Brasil em 1953. Ele faz parte de uma geração que desenvolveu pesquisas com o objetivo de criar uma identidade musical, poética, cinematográfica e visual para Brasília.
Em conversa com o Acha Brasília, ele destacou a importância de se manter a identidade cultural local:
“Esta mostra é voltada para pessoas com sensibilidade, idealismo e que realmente valorizem a cultura local e reconheçam que a capital é patriota e valoriza a arte produzida aqui. Arte esta que deve ser projetada de dentro para fora, daqui para o mundo, a exemplo do que os americanos fizeram com a arte no século XX.
Estou fazendo uma espécie de estratégia de mostrar aos colecionadores e empresários de Brasília que eles precisam formar um acervo com obras da cidade, para que a capital construa, ao longo de sua história, um acervo de obras de grande importância. Trata-se da arte feita para quem acredita, gosta da cidade e respira arte e cultura.”
Nestes trabalhos, Wagner Hermusche transmite a atmosfera de uma cidade que se demonstra como um território livre para sua inspiração. Esta liberdade permite ao artista fundir seu olhar com influências e técnicas diversas:
“Esta mostra tem duas séries: A primeira é Hashira-E-Brasília. Hashira-E é o nome de uma técnica japonesa para se fazer gravuras em formatos verticais. É uma série onde desenho Brasília verticalmente.
A outra série se chama Admirável Nova Metrópole. É uma homenagem à Alfred Hitchcock, Aldous Huxley e George Orwell e são desenhos de grande formato”.
Hermusche enfatiza que todas as obras são “única e exclusivamente expressão do desenho puro, como se fazia na Idade Média”, sem interferências de outras linguagens, como a fotografia e a computação gráfica.
A noite é retratada com a peculiaridade de quem observa a cidade de uma janela, com uma sensibilidade ímpar, onde cores e luzes ganham uma aura mágica.
A exposição Ruídos Contemporâneos fica em cartaz até o dia 29 de abril, das 9 às 18 horas, no Corredor de acesso ao Plenário no Anexo II da Câmara dos Deputados.
Serviço: Exposição “Ruídos Contemporâneos” de Wagner Hermusche
Visitação: 12 a 29 de abril de 2011, das 9 às 18 horas
Local: Corredor de acesso ao Plenário, Anexo II – Câmara dos Deputados.
Entrada Franca – Livre para todas as idades.
Fotos:
1 – Ruídos Contemporâneos (200 x 240 cm)
2 – Red Flowers (200 x 70 cm)
Divulgação.