Sá e Guarabira presenteiam os namorados no Teatro Oi Brasília.

Divulgação

“Tocar em Brasília, além de ser oportunidade de rever velhos e grandes amigos, sempre significa tocar no coração da nação. Quem mora em cidade, embora pareça paradoxal, talvez não perceba isso tão de perto quanto quem mora longe” , afirma o cantor e compositor Guarabyra, que se apresenta ao lado de seu parceiro Sá, hoje e amanhã, 12 e 13 de junho, às 21h e 20h, respectivamente, no Teatro Oi Brasilia.

O Show “A Dois”   traz um resumo dos maiores sucessos da dupla,  e do também grande amigo Zé Rodrix, falecido em maio de 2009. Criadores do conceito “banda rural”, que mescla rock, música caipira e portuguesa, Sá e Guarabyra já gravaram juntos quase duzentas composições.

“Fazemos algumas dezenas de músicas por ano. As que não conseguem nos comover, deixamos de lado”, fala Guarabyra. Assim, não foi necessária qualquer adaptação no roteiro do show para adequá-lo ao final de semana em que se celebra o Dia dos Namorados, “mas certamente Dona e Espanhola serão interpretadas com a emoção de uma homenagem ao dia”, antecipa o artista.

Sem dúvida, um programa completo para um dia especial.

Divulgação

Luiz Carlos SÁ e Guttemberg GUARABYRA foram apresentados pelo letrista e poeta Nelson Lins de Barros numa reunião em sua casa, em 1966. Ficaram amigos de imediato, mas a parceria só se solidificou quando Sá, após o término do primeiro casamento, em 1970, foi hospedado por Guarabyra em seu apartamento na rua Alberto de Campos, em Ipanema – Rio de Janeiro.

Lá acabaram acontecendo os ensaios de Sá e Zé Rodrix, que na época formavam uma dupla. Não demorou muito para que Guarabyra transformasse a dupla em trio e gravassem seu primeiro disco na Odeon, apadrinhados pelo crítico musical Júlio Hungria e produzidos por Mariozinho Rocha. O trio durou três anos e dois discos de sucesso, com a execução maciça de hits como “Hoje Ainda é Dia de Rock”, “Mestre Jonas“ e “Primeira Canção da Estrada”.

Com a saída de Zé Rodrix, para uma carreira solo, em 1974, começou a trajetória da dupla Sá e Guarabyra, que emplacou uma sequência de sucessos. Vinte e seis anos, doze CDs de músicas inéditas e dezenas de compilações e relançamentos.

Por ocasião da apresentação no “Rock In Rio III”, em 2001, a dupla convidou o parceiro Zé Rodrix para reintegrar o trio. Com o sucesso da apresentação, eles lançaram “Outra Vez na Estrada”, CD e DVD gravados ao vivo pela Som Livre, ambos até hoje em catálogo.

Sá, Rodrix e Guarabyra seguiram na estrada por mais oito anos, fazendo centenas de shows, até o súbito falecimento de Rodrix, neste maio de 2009.

A perda inesperada e irreparável do companheiro de mais de quarenta anos de parceria e amizade foi um terrível choque. Mas, Sá e Guarabyra levantam a cabeça e voltam à estrada com o show “A Dois”.

Para Sá e Guarabyra, a continuidade de seu trabalho é a melhor homenagem que eles poderiam prestar a seu amigo Zé Rodrix.