O Salão tem a proposta de preencher a lacuna que separa os processos culturais desenvolvidos entre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, promovendo uma amostragem panorâmica, incentivando, subsidiando e legitimando a atual produção artística da região. Serão selecionados vinte artistas com obras nas categorias desenho, gravura, pintura, escultura, objeto, instalação, fotografia, vídeo-arte e performance. Os selecionados recebem pela participação o pró-labore no valor de R$ 2.000,00 , e concorrem a quatro premiações no valor de R$10.000,00. As obras premiadas passam a integrar o acervo artístico da UFG.
As comissões de seleção e de premiação são constituídas por profissionais especializados (curadores, pesquisadores e críticos de arte) vindos de Goiânia, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para completar a amostragem e ampliar a reflexão sobre o percurso da linguagem contemporânea no Centro-Oeste, quatro (04) artistas (um de cada unidade) são convidados hors concours a participar da exposição devido à importância de suas obras e ao mérito de suas trajetórias em seus respectivos locais de atuação.
O 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste será documentado em catálogo criteriosamente projetado e com distribuição gratuita, e desenvolverá um programa de ação educativa que visa estimular o público a discutir questões contidas nas obras expostas.
Regulamento no site.