Salão do Artesanato apresenta trabalhos de mil artesãos, oficinas e shows gratuitos.

De 8 a 12 de maio.

Bolsa de madeira. Divulgação.

A 12ª edição do Salão do Artesanato vai de 8 a 12 de maio no Térreo do Pátio Brasil Shopping com entrada franca. O tema Raízes Brasileiras se soma com “o Brasil feito à mão”.

Sapato de látex.

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ligado à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, participa do evento com a apresentação de do trabalho de artesãos vindos de quase todos os estados da Federação, escolhidos através de um processo de seleção realizado pelo PAB em cada estado. Virão a Brasília artesãos do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Já por indicação de federações ou cooperativas de artesanato, estarão presentes artistas do Rio de Janeiro e de Goiás.

Orquestra Alada Trovão da Mata. Foto: Webert da Cruz.

Além dos itens à venda, o Salão do Artesanato promoverá homenagens a oito mestres artesãos, apresentações diárias do Grupo de Dança Nova Bréscia (em dois horários, às 13h e às 18h) e shows de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h. Dentre os artistas convidados, Roberto Corrêa, um mestre da viola caipira no Brasil, o pesquisador e também violeiro Cacai Nunes, o sanfoneiro forrozeiro Felippe Rodrigues e a Orquestra Alada Trovão da Mata, com sua mistura de maracatu e samba pisado. Um grande mosaico do Brasil, através da arte do artesão brasileiro e de alguns de seus artistas mais originais.

Colar de madeira.

Para a edição 2019 do Salão do Artesanato, essa arte feita à mão será valorizada, com a presença de 1.000 artesãos de várias partes do País. Será possível conhecer a produção de objetos de decoração, utensílios domésticos, móveis, acessórios, joias, bijuterias, confecções, cestarias, bordados, roupas de cama e muitos outros produtos. Irão participar do evento cinco mestres artesãos, reconhecidos como Patrimônio Cultural de seus estados pela singularidade e exclusividade dos materiais e técnicas utilizados, além de 19 artesãos, selecionados pelas coordenações estaduais de artesanato.

Animais do cerrado.

Além dos estandes para venda de produtos, o Salão do Artesanato vai promover oficinas gratuitas, ministradas por artesãos de Minas Gerais, com reconhecida técnica nas áreas de bordado Douro Preto (ponto livre, rococó, matizado, ponto corrente e outros); de Pernambuco, com a tradicional tapeçaria (Tapeceiras do Carmo); de Goiás com os trabalhos em fibra; e do Distrito Federal, com os belos trabalhos em mosaico. As oficinas serão oferecidas durante todos os dias do evento, em três horários distintos: de 11h às 12h; de 15h às 16h e das 16h às 17h. Cada oficina comportará até 20 pessoas e não serão feitas inscrições prévias. A inscrição será no local, por ordem de chegada.

Roberto Correa. Foto: Diego Bresani.

Como acontece em cada edição, o evento fará homenagem especial a um estado da Federação e desta vez o escolhido foi o Acre. O estado possui aproximadamente dois mil artesãos cadastrados junto ao programa de artesanato acreano. O estado tem se destacado nas feiras de realizadas em todo o Brasil – em apenas três anos, a cadeia produtiva movimentou cerca de 12 milhões com a participação em eventos nacionais de 2015 a 2017.

Bolsa de fibra.

O Acre trará itens do artesanato que caracteriza a produção do estado, como biojoias, roupas, sapatos, a gastronomia típica acreana (com salgados regionais como Saltenhas, kibe de arroz, kibe de macaxeira, pastel com recheios regionais de jambu, de frango, pirarucu, suco de cupuaçu, dentre outros), panfletos para divulgação turística e elementos da cultura do estado.

Bolsa de madeira.

Programação de Shows:

De 8 a 12 de maio – às 13h e às 18h
Grupo de Dança Nova Bréscia

Quinta (9 de maio) – 19h
Felippe Rodrigues

Sexta (10 de maio) – 19h
Roberto Corrêa

Sábado (11 de maio) – 19h
Cacai Nunes

Domingo (12 de maio) – 19h
Orquestra Alada Trovão da Mata

Banco de bode.

Salão do Artesanato 2019
Térreo do Pátio Brasil Shopping
De 8 a 12 de maio
De 10 às 22 horas
Entrada franca
Informações: (61) 3345-0011.