Teatro do CCBB recebe musical fabulesco embalado por clássicos do Carnaval da Bahia

Fotos: Paula Kossatz.

O espetáculo “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” ganha temporada no Teatro do CCBB de 13 a 30 de abril. Com elenco multirracial, além de três músicos que tocam ao vivo, o espetáculo idealizado por Paulo Verlings vislumbra questões da nossa contemporaneidade que tocam de forma sensível. A peça tem como personagem central Salvador, um jovem músico e compositor em busca de sua namorada, que sumiu no dia do casamento. Ele sai à sua procura depois de receber carta anônima dizendo que ela está em Ermo, uma cidade desencantada. “Salvador tem personalidade pura, uma vertente muito sonhadora, o que o aproxima um pouco da versão lírica de uma fábula. É um herói fabulesco”, sugere Paulo.

A ideia que fez gestar – pela dramaturga Marcéli Torquato – o texto de “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” surgiu do ator Paulo Verlings, intérprete do personagem título “Salvador”, e que em cena é acompanhado por um elenco multirracial sob a direção geral de Vilma Melo. Três músicos, sob a direção de Marcelo Rezende, executam a trilha sonora ao vivo, interpretada pelas atrizes e atores.

No elenco estão: Paulo Verlings (Salvador), Aline Carrocino (Ioiô), Carolina Pismel (Ceo), Ester Dias (Margarete), Jefferson Melo (Silva e Carlinhos), Nando Brandão (Gerente), Patricia Elizardo (Silva e Madá) e Udylê Procópio (Xuê).

A temporada no Teatro do CCBB Brasília acontece de 13 a 30 de abril. Com sessões quinta e sexta, às 20h, e sábado e domingo, às 19h, classificação indicativa para maiores de 14 anos, e outras sábado e domingo, às 15h.

“A peça não está distante do que nós, sociedade moderna, estamos atravessando, tanto no sentido global, quanto em um recorte mais específico sobre o nosso país. Marcéli (a autora), nos presenteia com um olhar poético sobre esse comportamento. Há aqueles que são seduzidos por um encaixe, por um padrão, pela falta de questionamento, e acabam por anular a sua individualidade… Em contraposição, há os que lutam pela liberdade de ser, de existir, de estar”, comenta a diretora Vilma Melo.

“Esse espetáculo surge do meu desejo de trazer à tona questões como: onde nós estamos colocando o nosso tempo, o nosso trabalho, os nossos sonhos? Que qualidade de vida estamos tendo? Até que ponto a gente perde a mão?”, indaga Verlings, que arremata: “a ideia é trazer essa discussão através dessa fábula, que fala sobre a questão do corporativismo que invade a vida contemporânea e tem como contraponto popular as músicas do Carnaval de Salvador”.

Salvador, Anoiteceu e é Carnaval
Teatro do CCBB Brasília (SCES Trecho 02 Lote 22)
De 13 a 30 de abril de 2023
De quinta e sexta, às 20h, e sábado e domingo, às 15h e às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade do teatro: 327 lugares (sendo 07 espaços para cadeirante e 03 assentos para pessoa portadora de obesidade)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: as sessões noturnas são recomendadas para maiores de 14 anos, já as vespertinas são para todas as idades, um espetáculo para toda a família.