Festa na Prainha terá encontro de tambores e show gratuito com participação especial de Lirinha.

29 de setembro.

Lirinha. Foto: Caroline Bittencourt.

A última semana do 11º Festival São Batuque será repleta de vivências, palestras e um grande festejo na Praça dos Orixás, a Prainha, com entrada gratuita. África e Brasil se encontram já na primeira atividade da semana. Na terça-feira, 25, uma vivência de culinária no restaurante Simbaz (412 sul) reúne Mãe Neide Oyá D’Oxum, de Alagoas, e o nigeriano Chidera Ifeanyi.

Mãe Neide traz receitas do pé da Serra da Barriga, com inspiração no Quilombo de Palmares, para trocar experiências com o anfitrião, há um ano à frente do restaurante. A parte formativa do Festival São Batuque continua na Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB), com palestra e vivência sobre culturas de matriz africana, racismo institucional e pedagogia Griô.

No sábado, 29, o Festival São Batuque termina com chave de ouro e uma programação imperdível. O “Festejo” inicia com o Encontro de Batuqueiros, que apresenta a arte e a resistência de Mestra Martinha do Coco, Orquestra Alada Trovão da Mata, As Batuqueiras, Tambor Lua Nova, Comboio Percussivo e Zenga Baque Angola.

Os músicos do Razões Africanas (RJ) e do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) se apresentam em seguida. A noite termina com o grupo pernambucano Okalonam, em sua primeira apresentação, que contará com a participação especial do cantor Lirinha. O Okalonam é formado pelos percussionistas do Cordel do Fogo Encantado.

Programação:

25 de setembro – Vivência de Culinária
Com Mãe Neide Oyá D’Oxum (AL) e Chidera Ifeanyi (NGR)
Às 19h, no Restaurante Simbaz (Asa Sul Comércio Local Sul 412 BL D LOJA 15)

26 de setembro – Palestra: Culturas de Matriz Africana e o Racismo Institucional
Com Fabiano Santos (PE) e Maria Carolina Oliveira (PE)
Às 19h, na Tenda da Diversidade – UnB (Semana Universitária)

27 de setembro – Vivência em Pedagogia Griô
Com Martinha Do Coco (DF) e Luciana Meireles (DF)
Às 19h, na Tenda da Diversidade – UnB (Semana Universitária)

29 de setembro – O Festejo!
A partir das 18h, na Prainha dos Orixás (Setor de Clubes Sul)
18h: Encontro de Batuqueiros (DF) com Mestra Martinha do Coco, Orquestra Alada Trovão da Mata, As Batuqueiras, Tambor Lua Nova, Comboio Percussivo, Zenga Baque Angola
20h: Razões Africanas (RJ)
21h: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)
23h: Grupo Okalonam (PE), com participação especial de Lirinha (PE)

São Batuque 2018
Data: Até 29 de setembro
Entrada franca.