Praça dos Prazeres recebe homenagem ao saudoso Balaio Café nesta terça.

20 de dezembro.


Em meio à cidade das trevas em pleno 2017 há resistência sim. Vemos muitos movimentos espontâneos, sem ações governamentais e aportes financeiros, surgirem como uma luz no fim do túnel em meio ao feudo que Brasília acabou se tornando. Nenhuma novidade até para quem veio desta desconstrução retrógrada que, como uma máquina do tempo, volta à ditadura, agora com requintes digitais.

 

Vale recordar que este berço independente teve grande apoio, em sua formação, em um lugar que foi além das fronteiras comerciais e que abriu a alma para o novo, a diversidade em todas suas formas e a cultura que transcende editais, e que agora predomina nos movimentos culturais de várias cidades brasileiras.

Trata-se do Balaio Café (201 norte), que por dez anos construiu um caminho peculiar, com um fundamento memorável para a cultura de Brasília. A Praça dos Prazeres realizou uma gama infindável de eventos com artistas, escritores, atores e uma grande lista de talentos que sempre transpuseram fronteiras e limites. Lá vimos muitos novos nomes da música, hoje consagrados em sua recente trajetória. Uma vanguarda despretensiosa.

Com muita classe e luta, acima de todos os reveses de caça às bruxas do bem, segue uma linhagem que retoma os Prazeres. Ali naquela Praça onde vivemos sons e liberdade retoma a Balaiada, com o Sarau Balaio, Presente! nesta terça (20 de dezembro), data que marca um ano do fechamento do Balaio, que nunca morreu e “continua bem vivo em nossos sentidos”. Afinal dez anos não se apagam momentaneamente. A ideia é celebrar e unir a força de quem viveu este lugar único, que incomoda por suas portas abertas ao todo e não ao limite.

“Para acolher esta força, vamos reunir nossas mandingas, sonhos, afetos, sorrisos, versos e beijos na nossa Praça dos Prazeres. São bem-vindas performances, poesias, músicas,cineclube, danças, abraços. Vamos vibrar por tudo que vivemos ao vivo e a cores.Balaio, Presente ! Ou a Retomada dos Prazeres…” Convida Jul Pagul.

Serviço: Sarau Balaio, Presente!
Data: 20 de dezembro (terça) a partir de 19 horas
Local: Praça dos Prazeres (201 norte)
Entrada franca.