Festival Satélite 061 – 24h no ar movimenta a cidade até domingo.

Márcia Castro. Divulgação.
Márcia Castro. Divulgação.

O Festival Satélite 061 – 24h no ar traz uma série de atividades imperdíveis que ocupam diversos locais da cidade. Os espetáculos, que compõem e programação do Festival Satélite 061 – 24h no ar, terão como palco o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília nesta edição de 2014. As apresentações acontecem durante a semana de 24 a 27 de setembro e irão ocupar a praça, a marquise, um palco montado na área externa, o Palco CCBB, e o Teatro I do Centro Cultural.

Foram convidados, para compor este painel artistas locais e cariocas, que realizam projetos nas áreas de teatro, dança, circo e intervenção. Entre os grupos de Brasília convidados estão As Caixeiras, com o teatro lambe-lambe “Caixa de Mitos”, O SQF (Serpentes que Fumam), com a descontraída intervenção urbana “Um Dia de Sol”, e a Cia. Colapso, apresentando “Brincadeiras Loas e Outras Boas”. Os artistas que apresentam seus espetáculos-performance solo são Mariana Baeta, com “Saia de Pandora”, e Magno Assis, em “Reivax”.

De fora de Brasília, duas peças cariocas de tirar o fôlego: “Sem Título”, da bailarina Lavínia Bizzoto, e “Novos Ares”, da renomada Intrépida Trupe com seu espetáculo de teatro físico, que reúne dança e circo. As duas apresentações estarão concentradas na noite do dia 26, sexta-feira, às 19h e às 20h, respectivamente. No sábado, o Festival promove um dia inteiro de atividades, com início às 10h seguindo até às 17h.

Este ano o Festival Satélite 061 será parceiro do projeto Dança França Brasil. O DFB promove o intercâmbio entre espetáculos conceituais franceses e espetáculos locais. Toda a programação do DFB acontecerá dentro do Teatro I do CCBB.

Reivax X. Foto: Renato Acha.
Reivax X. Foto: Renato Acha.

Reivax X – Magno Assis (DF)

Para além de ridicularizar as situações mais banais, Reivax, personagem de Magno Assis, retrata de forma tangível, mimética e cômica a solidão do ser humano e a possível insignificância de sua existência. Isso tudo de maneira pitoresca em situações nas quais o personagem vê, repentinamente, a segurança da sua vida cotidiana em perigo. Desde a ironia, passeando pelo grotesco, especialmente satirizando a complacente atmosfera, Magno põe em cena de maneira insólita os mais simples traços humanos.
Intervenção artística na área externa. Dia 24/09, às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos.

Saia de Pandora – Mariana Baeta (DF)
Divertido e provocativo, o espetáculo reúne as experiências populares e musicais da atriz e ritmista Mariana Baeta à abordagem mítico-expressiva da diretora Anasha Gelli. Dessa miscelânea de influências surge a saia de pandora, cujos bolsos guardam histórias, músicas, mandingas, mistérios & falcatruas. A plateia, ao escolher um dos bolsos da saia, interage no jogo cênico desencadeando ações inesperadas e criando um novo espetáculo a cada apresentação.
Palco CCBB. Dia 25/09, às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos.

Sem Título – Lavinia Bizzotto (RJ)
Sem título surgiu do desejo de discutir como a dramaturgia na dança é afetada, quando o intérprete segue uma partitura de movimento construída pelo coreógrafo, porém, com a liberdade de decidir a sua própria encenação. Vanessa Macedo, diretora e coreógrafa, criou o mesmo solo para três intérpretes com trajetórias e experiências artísticas diferentes e pediu que eles fizessem suas opções de trilha, figurino, luz e utilização ou não de objetos cênicos, sem abrir mão da movimentação criada. O solo da artista Lavinia Bizzotto foi fruto desse projeto.
Palco CCBB. Dia 26/09, às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 20 minutos.

Novos Ares – Intrépida Trupe (RJ)
A Intrépida Trupe do Rio de Janeiro traz para o Festival Satélite 061 24h no ar Edição CCBB o espetáculo “Novos Ares” – dança, teatro físico e circo com criações inéditas dos artistas da companhia mescladas com números do seu repertório. A direção é de Beth Martins, no elenco: Maria Celeste Mendozi, Júlio Nascimento, Diogo Monteiro, Lana Borges, Phelipe Albuquerque e Vanda Jacques.
Palco CCBB. Dia 26/09, às 20h. Classificação: 12 anos. Duração: 70 minutos.

Caixa de Mitos – Lendas do Brasil – As Caixeiras Cia. de Bonecos (DF)
O espetáculo apresenta quatro personagens do imaginário popular brasileiro que mistura lendas indígenas e caboclas: o Curupira, a Boitatá, o Saci e a Iara. O espetáculo pode ser visto por até três espectadores por vez e tem duração de seis minutos. O cenário, uma grande floresta brasileira, é o pano de fundo onde se desenrolam as aventuras destas criaturas que encantam crianças e adultos.
Hall do CCBB. Dia 27/09, às 15h. Classificação: livre. Duração: 90 minutos.

SQF Dia de Sol – Cia. Andaime (DF)
Tomar sol em um espaço aberto A ideia é criar um espaço de convivência, apreciar a cidade, intervir no cotidiano e incentivar a apropriação de espaços públicos.
Área Externa. Dia 27/09, das 10h às 15h. Classificação: 12 anos.

Brincadeiras Loas e Outras Boas – Colapso Cia. de Teatro
Este espetáculo de circo-teatro, da Colapso Cia. de Teatro, é uma homenagem à tradição oral e corporal do circo brasileiro a partir das cantigas, brincadeiras e cenas clássicas de palhaços. Com simplicidade e cuidadoso fazer estético, “Brincadeiras, Loas e Outras Boas” apresenta uma encenação de formato leve intercalado por loas (músicas tradicionais da cultura popular circense e do teatro de rua brasileiros) e entradas tradicionais da palhaçaria brasileira, para compor um espetáculo dinâmico, interativo e divertido.

Palco CCBB. Dia 27/09, às 17h. Classificação livre. Duração: 50 minutos.

Otto. Foto: Caroline Bittencourt.
Otto. Foto: Caroline Bittencourt.

No sábado e no domingo, dias 27 e 28, o Festival passa a ocupar, também, toda a Praça ao redor do Museu Nacional da República com shows de compositores e intérpretes da jovem MPB, tanto de Brasília como de outros Estados. Projetos inéditos ou de grande repercussão, em um palco com equipamento de primeira linha. No sábado, os shows começam às 19 horas e a programação se estende até às 2h da madrugada de domingo, quando retorna às 17 horas e vai até às 23 horas.

14 atrações sobem ao palco do Museu nestes dois dias, dentre elas Luciana Oliveira, Tatá Aeroplano, Rubi, Marcia Castro, Vangart, Lucas Santtana e Otto. “O Satélite é um Festival que dá um giro pelo Brasil, buscando espelhar, ao longo de poucos dias, a versatilidade e a qualidade da arte que produzimos”, diz Marta Carvalho, idealizadora do Festival, “por isso, abrimos espaço para todas as vertentes, que apresentam qualidade, claro”, garante a produtora.

Enquanto, de um lado do Museu as bandas se apresentam, do outro a cultura Hip-Hop ganha destaque por meio das pick-ups, dos b-boys e do grafite no Palco Radiofusão de Arte Urbana. O projeto, a cada edição do Satélite 061 – 24h no ar, ganha mais força, atraindo seguidores e fãs da música black para curtir duas noites fervidas e recheadas de Miami Bass, Break Beat, Electro Funk, Charme, R&B, Ragga/Dancehall, Afrobeat, Afro House, Trap e Samba Rock.

Nas duas edições anteriores, passaram pelo Satélite 061 – 24h no ar mais de 70 artistas, entre grupos musicais, companhias de teatro e de dança, DJs, coletivos de arte urbana e artistas plásticos, que se apresentaram para um público superior 120 mil pessoas. Com isso, o Festival se consolidou como um projeto que promove a convivência, a divulgação de arte e a troca entre realizadores e plateia. Para esta edição de 2014, o Festival reúne 38 artistas, grupos e companhias.

Lucas Santtana. Foto: Loiro Cunha.
Lucas Santtana. Foto: Loiro Cunha.

PALCO SATÉLITE 061 – Complexo do Museu da República

27/09 – Sábado
19h – Luciana Oliveira (SP)
20h – Vavá Afiouni (DF)
21h – Tatá Aeroplano (SP)
22h – Rubi (SP)
23h – Marcia Castro (BA)
00h – Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)

28/09 – Domingo
17h – Ilê Axé Oyá Bagan e Patubatê (DF)
18h – Paradiso (DF)
19h – Ataque Beliz (DF)
20h – Vanguart (MT)
21h – Zulumbi (SP)
22h – Lucas Santtana (BA)
23h – Otto canta Martinho (PE)

Taíssia Reis. Foto: Gustavo Felipe Barbosa.
Taíssia Reis. Foto: Gustavo Felipe Barbosa.

DJs, MCs, Grafiteiros, B-boys e B-girls, de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo, irão tomar de assalto o coração da Capital Federal para dois dias de agitação ao ar livre e de graça. Levadas swingadas, impossíveis de se curtir parado, é o que vai imprimir ritmo e contagiar os baladeiros de Brasília que não dispensam uma boa festa para dançar sem restrições, encontrar amigos e se divertir muito. O Palco Rádiofusão, pelo terceiro ano consecutivo, se afirma como espaço democrático que atrai uma turma do bem para curtir sem preocupação ou compromisso.

A festa acontece no sábado, dia 27, das 21h às 4h do domingo, dia 28, quando dá uma pausa, até às 12h, e depois segue até às 22h. Serão 17 horas ao som das pick-ups mais frenéticas e mais disputadas por baladas black, que invadiram as cenas cariocas, curitibanas, paulistanas e brasilienses há mais de 25 anos, comandadas por DJs vindos das quatro capitais, que além de agitadores da noite, são produtores e compositores.

A brasiliense DJ Donna, quem idealizou o Rádiofusão e assina a curadoria, convidou um time de craques em arte urbana que, além de criarem seus trabalhos autorais, são figura conhecidas nas Praças e Rua do Brasil, e inclusive dos palcos de músicos como Crioulo, MV Bill, Nega Gizza, Emicida, Karol Conka, Céu, Marcelo D2 dentre outros grandes nomes. “Dois dias pra gente curtir o que há de melhor na cena black, que sai das pick-ups inusitadas com o mais quente do Miami Bass, Break Beat, Electro Funk, Charme e R&B, Hip Hop, Ragga/Dancehall, Afrobeat, Afro House, Trap e Samba Rock”, garante Donna, e avisa: “sábado nós vamos tremer o Museu com uma noite vibrante com os graves intensos do Bass Music”.

DJ Donna. Foto: I Hate Flash.
DJ Donna. Foto: I Hate Flash.

Programação:

27/09 Sábado, das 21h às 4hAM
21h Dj Brother – DF
22h Dj Batma – DF
23h Dj Marco – SP
0h Dj Janna – DF
1h Dj Donna – DF
2h Dj Anaum – CWB
3h Projeto Hat Trick – Djs Lethal e Kaster – DF
Betinho Bass – Graffite

28/09 Domingo, das 12h às 22h
12h Dj Donna – DF
13h Dj Alan Def – DF
14h Batalha de Crews (B-boys): Quando as Ruas Chamam
15h Dj Dog Daia – DF
16h Dj Tamy – RJ
17h Dj Chokolaty – DF
18h Tassia Reis – SP
18h30 Dj DanDan – SP
19h30 Janine Mathias – CWB
20h Kl Jay SP

Vanguart. Foto: Ariel Martini.
Vanguart. Foto: Ariel Martini.

Serviço: Festival Satélite 061 – 24h no ar.
Data: De 24 a 28 de setembro (quarta a domingo)
Local: Praça do Museu Nacional da República.
Entrada franca e livre para todos os públicos.
Informações no www.facebook.com/Satelite061