“Se lança, mana!”: projeto inédito no DF seleciona compositoras para gravar primeiro single e videoclipe

Foto: Thais Mallon.

Não é novidade que as mulheres são minoria no mercado musical brasileiro. Ainda que estejam ocupando cada vez mais espaço, elas correspondem a 16% dos quase 50 mil associados da União Brasileira de Compositores (UBC). Entre os autores, o percentual cai pra metade: 8%.

“Sabemos que o acesso a ferramentas, equipamentos, recursos e a redes de profissionais é estruturalmente dificultado a mulheres artistas, o que fica evidente em um meio majoritariamente masculino”, avalia a compositora Letícia Fialho.

“Grandes compositoras da história da música brasileira ainda hoje são invisibilizadas ou pouco reconhecidas. Somam-se a isso outras questões estruturais, como raça e origem periférica, que tornam ainda mais distante o acesso a recursos básicos para começar a carreira.”

“Se o artista independente precisa enfrentar uma longa e árdua caminhada pra se inserir no mercado, as mulheres enfrentam ainda mais obstáculos nessa jornada”, afirma a percussionista Larissa Umaytá.

Foi pensando nisso que as duas idealizaram o “Se lança, mana!”, um projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal que vai estrear cinco compositoras da cidade no mercado fonográfico brasileiro.

Com a produção e a direção musical de Umaytá e Letícia Fialho, as compositoras selecionadas vão gravar o primeiro single da carreira e o videoclipe dessa música.

Elas também vão fazer um ensaio fotográfico e receber um portfólio artístico, com o resumo da trajetória musical e do trabalho delas. “É o material básico pra se inscrever em festivais e outros projetos de interesse”, explica a fotógrafa Thaís Mallon, que faz a coordenação audiovisual.

Quem pode participar?
Somente mulheres podem se inscrever. As candidatas não podem ter música ou videoclipe lançados, e precisam ser moradoras do DF – mesmo que tenham nascido ou crescido em outra cidade.

O “Se lança, mana!” é exclusivo para compositoras. Portanto, a música inscrita precisa ser de autoria da candidata. Compositoras da música instrumental também podem participar.

As inscrições, on-line, abrem no dia 1º de agosto e vão até dia 19. O link para o formulário e os critérios de seleção e pontuação serão publicados no Instagram do projeto: https://www.instagram.com/selancamana/.

O “Se lança, mana!” não faz diferenciação entre mulheres cis e trans.

Uma das cinco vagas é reservada para mulheres com deficiência. Caso não seja preenchida, ela será revertida pra ampla concorrência.

Inscrições gratuitas: 1º a 19 de agosto
– Formulário disponível no Instagram do projeto: @selancamana
– Informações: Cláudia Costa (61-99175-2191)