Mostra “Séculos Indígenas no Brasil” reabre o Memorial dos Povos Indígenas.

Crianças Tukano. Foto: Piotr Jaxa.

Renato Acha

O Memorial dos Povos Indígenas está fechado para reformas e reabre no dia 9 de agosto (terça), Dia Internacional dos Povos Indígenas, com a terceira edição da exposição Séculos Indígenas no Brasil.

A mostra apresenta o enorme acervo de de Darcy e Berta Ribeiro, composto por fotografias, desenhos, gravuras, objetos de arte reunidos ao longo de dezenove anos de existência do projeto “Séculos Indígenas no Brasil”. A montagem acontece dentro de uma grande estrutura de bambu em forma de uma grande cobra e revela olhares sobre o cotidiano de várias comunidades indígenas brasileiras. Serão exibidos depoimentos inéditos e múltiplos de ícones na luta indígena e ambiental no Brasil, como Darcy Ribeiro, José Lutzenberger e os líderes indígenas Ailton Krenak e Álvaro Tukano.

Jovens Krikati. Foto: Piotr Jaxa.

Paralelo ao evento, haverá uma programação com a presença de representantes de pelo menos quinze etnias. O programa educativo se dedicou a preparar um conteúdo que promovesse o diálogo entre estes universos que coexistem no nosso país. O III Módulo do Fórum de atualização sobre culturas indígenas é um curso de formação dos professores do DF, previsto para os dias 8 e 9 de agosto de 2011 e a formação continuada dos Mediadores nos dias 5 a 8 de agosto de 2011.

A mostra permanece em cartaz até o dia 10 de outubro e conta com o apoio formal da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, do Ministério da Justiça, através da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Gabinete do Senador Cristovam Buarque, CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, PUCRS, Fundação Darcy Ribeiro, Ministério da Cultura e a Sociedade Nheengatu, entre outros.

Tradicão. Foto: Piotr Jaxa.

Serviço: Séculos Indígenas no Brasil

Data: De 9 de agosto a 10 de outubro de 2011

Local: Memorial dos Povos Indígenas do DF (Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK)

Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Telefone: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156

E-mail: mpi@sc.df.gov.br