
A idéia é que o MAB esteja inserido no contexto do Projeto Orla, que devolverá ao cidadão uma área para o seu lazer e fruição das expressões artísticas oferecidas naquele conjunto.
“O descaso e a especulação imobiliária fizeram do MAB um Museu ‘sitiado’ por empreendimentos que dificultam o acesso dos cidadãos ao espaço público e ameaçam as áreas destinadas a sua ampliação: a área do Parque Internacional de Esculturas, da Fundação Palmares e a Concha Acústica”, afirmou o secretário Hamilton Pereira.
A Praça do Povo prevê um projeto arrojado com uma cobertura curva de concreto com vão livre de mais de 100 metros de comprimento. “A Praça do Povo é indispensável para completar o conjunto arquitetônico da Esplanada. Toda cidade tem que ter uma praça que acolha seu povo”, resumiu Niemeyer.
A Secretaria de Cultura buscará os apoios necessários para a elaboração e implementação dos projetos, tendo sido definida uma agenda para o desenvolvimento das ações com o escritório do Dr. Niemeyer.
Uma equipe do escritório do Dr. Niemeyer se reunirá com técnicos da Secretaria de Cultura do DF a fim de propor alternativas para os problemas do Cine Brasília, elaborando um projeto de reforma e ampliação de suas instalações.
Outro assunto abordado na reunião foi o projeto da Praça dos Orixás, abrangendo um centro de memória e referência das religiosidades de matriz africana.
Fonte: Secretaria de Cultura do DF.