Fernando Guimarães, da dupla de diretores ‘Os Irmãos Guimarães’, dirige textos inéditos no CCBB Brasília.

Fotos: Sartoryi. Divulgação.
Fotos: Sartoryi. Divulgação.

Nos dias 05 e 06 de dezembro, a 7ª edição do concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cena encerra o ciclo de leituras dramatizadas das 12 peças finalistas, sendo todas inéditas. Com patrocínio do Banco do Brasil, as leituras vêm sendo realizadas nas unidades do CCBB Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O site do projeto (www.selecaobrasilemcena.com.br) recebeu 265 textos de 13 estados e do Distrito Federal. O gênero infantojuvenil foi incluído nesta edição.

Em Brasília, o ciclo será conduzido pelo Coletivo Irmãos Guimarães, Jonathan Andrade e Adair de Oliveira. Cada diretor convidado ficará responsável por conduzir quatro leituras, que serão feitas com alunos de teatro da cidade. Durante o ciclo de leituras dramatizadas, os diretores convidados e o público vão eleger os três grandes vencedores. Os autores terão como prêmio suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil nos teatros das unidades do CCBB do Rio, BH e Brasília, a partir de março de 2016.

As 12 peças selecionadas são de três estados (um da Bahia, três de São Paulo e oito do Rio): A tropa, de Gustavo Pinheiro; Algum lugar onde nunca estive, de Bernardo Florim; Com as mãos vazias, de Edih Longo; Elas, de João Rodrigo Ostrower; Maioridade, de Flávio Goldman; Mandíbula, de Roberval Tamanho; Na real, de Rogério Corrêa; Obra do acaso, de Flavio Freitas; Princípios transgredíveis para amores precários, de Thales Paradela; Projeto Stockton, de Carol Rainatto; Sobre cordeiros, navalhas e dentes-de-leão, André Luis Silva; e Um caminho para Sara, de Thales Paradela.

Programação:

Dia 05/12 (sábado)
Teatro II – Capacidade: 60 lugares.
15h – Algum lugar onde nunca estive, de Bernardo Florim. Gênero: Drama.
“Algum Lugar Onde Nunca Estive” é uma peça para ser tocada ao piano. Uma dramaturgia mínima como ponto de partida: a relação entre uma professora de música e seu aluno, todas as segundas-feiras, durante mais de vinte anos. O texto acompanha três aulas, em diferentes momentos da vida dos dois personagens, nas quais somos ensinados primeiro a ouvir, depois a tocar e finalmente a sentir a música. Uma dessas aulas será a última, a despedida, aflorando emoções nunca antes reveladas. Será que a música pode ser diferenciada da própria vida?
Classificação etária: 14 anos.

16h30 – Projeto Stockton, de Carol Rainatto. Gênero: Drama.
Estamos no verão de 1964, Fort Stockton, Texas. Com o desenvolvimento de novos setores de pesquisa na Universidade local, surge a oportunidade da mudança em uma vida pacata. Trata-se de um experimento comportamental humano onde os participantes/cobaias, serão muito bem remunerados se capazes de chegar ao seu final. Enclausurados e monitorados por câmeras de vigilância durante o período de 2184 horas, deverão cumprir rígidas regras, tarefas e jogos psicológicos em prol do estudo da psique humana. Nesta sala, Jacob e Sophia com personalidades avessas, viverão à flor da pele todos os tipos de sentimentos, perceberão a satisfação e choque de seus desejos inconscientes em comum e enfrentarão o desconhecido, o que julgam ser uma tarefa fácil. Até o ponto em que o “proibido” lhes é apresentado.
Classificação etária: 16 anos.

Leituras dirigidas pelo Coletivo Irmãos Guimarães.

Dia 06/12 (domingo)
Teatro II – Capacidade: 60 lugares.
15h – Um caminho para Sara, de Thales Paradela. Gênero: Infanto Juvenil.
O texto foi escrito a partir das notas de viagens do poeta pelo Caminho de Santiago de Compostela. A riqueza dos encontros pelo caminho só poderia se aproximar do domínio da fábula para tentar ser o mais da verdade. Propõe o caminho da menina Sara por uma aventura de descobertas, transgressões e criações de sua personalidade, na qual poesia e música ajudam a constituir os primeiros contornos de sua alma artista. Sara precisa vencer seus medos e angústias típicas do amadurecimento para seguir seu caminho, lançar-se criadora. Neste percurso encontra personagens arquetípicos que a transformam, ao mesmo tempo que se transformam: o caminho os transforma e cada qual deixa o caminho na hora certa. Onde chega o Caminho de Sara? No mesmo ponto de onde partira, mas não é mais o mesmo, é outro, outra menina Sara.
Classificação etária: Livre.

16h30 – Elas, de João Rodrigo Ostrower. Gênero: Híbrido.
A história se passa numa mesma casa, em três cenas que acontecem ao mesmo tempo, em épocas diferentes da vida do personagem Marco e, de alguma forma, se cruzam. Três personagens femininas (a mãe, a mulher e a filha) se relacionam apenas com Marco. Os dias de cada uma das três cenas são: 1 – Em 1970, o dia em que Marco (aqui com 10 anos) e sua mãe se mudam para um apartamento novo para se esconderem de perseguições políticas, e estão sem notícias do pai dele; 2 – Em 1994, o dia em que Marco (aqui com 34 anos) vai mostrar este mesmo apartamento para vender para a então desconhecida Viviane, a mulher com quem ele se casaria e teria uma filha. 3 – Em 2014, o dia em que Maria, filha de Marco (aqui com 54 anos) vai sair de casa para morar com sua namorada.
Classificação etária: 12 anos.

Leituras dirigidas pelo Coletivo Irmãos Guimarães.
SONY DSC
Serviço: Seleção Brasil em Cena
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2)
Data: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo)
Informações: (61) 3108-7600.
Entrada franca. Distribuição de senhas uma hora antes.