Textos teatrais ganham leituras abertas ao público.

Renato Acha

É interessante quando o público pode acompanhar o processo criativo de um artista, algo raro quando se trata de montagens teatrais. Pensando nisto, o projeto Seleção Brasil em Cena chega a Brasília com textos inéditos em leituras abertas ao público.

Já foram realizadas quatro edições no Rio de Janeiro, que contabilizam mais de novecentos textos de autores de todo o país e mais a participação de cerca de 86 atores indicados por renomadas escolas de teatro, além de estagiários em cenotécnica, iluminação e figurinos.

A plateia vai eleger o melhor texto apresentado em Brasília e no Rio de Janeiro. Posteriormente, eles farão parte da programação dos CCBBs das duas cidades em janeiro e fevereiro do ano que vem. As leituras são gratuitas e as senhas, distribuídas com uma hora de antecedência na bilheteria do CCBB.

O foco do Seleção Brasil em Cena é dar espaço para novos autores e incentivar produções que renovem a cena teatral, além de focar no mercado de profissionais locais. As leituras são dirigidas por Adriana Lodi, Francis Wilker, Miriam Virna e Rodrigo Fisher.

Os elencos são formados por alunos da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, da Universidade de Brasília e do Espaço Cultural 508 Sul. A montagem escolhida pelo público terá a mesma direção do projeto e elenco formado por alunos das mesmas instituições.

A estreia da 5ª edição do projeto nos palcos da capital federal foi no dia 1º de setembro, com a apresentação de “Criativos Conjugais”, de Marcelo Teixeira, às 18h; e “Reality (Final)”, de Michelle Ferreira, às 20h. As duas leituras contam com a direção de Rodrigo Fisher. No dia seguinte será a vez de serem lidos os textos “Ensinar a sentir”, de Bernardo Santos, às 18h; e “Crônico”, de Igo Ribeiro, às 20h. A direção dessas leituras ficará a cargo de Adriana Lodi.

A programação segue nos dias 8 e 9 de setembro, com as apresentações de “Kafka e Lima Barreto Jogam Sinuca em Bruzundanga”, de Jason Tercio; “Quem Ler Há de Dizer que Sou Florbela”, de Cesar Cardoso; “Dona Saudade”, de Bernardo Florim; e “20 Mulheres”, de Henrique Gusmão. As diretoras são de Miriam Virna e Adriana Lodi.

No último final de semana as leituras serão dos textos “Sexton”, de Helena Machado e Juliana Schmitz; “Régia”, de Lucas Komecher; “Edifício 1968”, de Luiz Alberto Bastos; e “Arresolvido”, de Érida Castello Branco. Rodrigo Fisher e Francis Wilkher assinam a direção.

Serviço: Seleção Brasil em Cena

Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 2, conjunto 22

Data: De 1º a 16 de setembro, sábado e domingo, às 18h e 20h.

Entrada franca, mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão.

Informações: 3108-7600.

Classificação indicativa: 12 anos.

Foto: Rodrigo Fisher por Diana Diniz.