Semana CCBB Educativo com atividades digitais

www.ccbbeducativo.com

Amuleto em forma de olho wedjat III Período Intermediário (1076-722 a.C.) Faiança, 4,3 x 4,7 x 0,5 cm Aquisição anterior a 1888 © Museo Egizio

Além das Visitas Online Agendadas (exclusivamente para escolas), a semana do programa CCBB Educativo destaca as atividades digitais Processos Compartilhados e Lugar de Criação. Em “O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania”, Bell Machado, filósofa e professora de audiodescrição, ministra curso para artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Em Lugar de Criação Digital, as famílias participarão de atividade que abordará o sentimento de medo, sentimento tão comum a todos os seres vivos. Na dinâmica, crianças serão estimuladas a construírem Capas de Proteção que as transformarão em super-heróis e super-heroínas

Em respeito ao decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal, com medidas de contenção ao  contágio pelo novo coronavírus, o programa CCBB Educativo-Arte e Educação funcionará, exclusivamente online enquanto durar a restrição. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.

A todo momento, o público também poderá visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Tranversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

Mensalmente, o CCBB Educativo – Arte & Educação oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

Atividades:

Visitas Online Agendadas:

Sinopse: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Duração: 0h50 ou 1h40. 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

18/03- PROCESSOS COMPARTILHADOS- “O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania”, com Bell Machado

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: Em ressonância a alguns dos objetivos do CCBB, de compartilhar experiências sobre arte e cultura com públicos diversos, este encontro tem o objetivo de trazer novos diálogos sobre o acesso à arte não somente para pessoas com deficiência visual, mas também para pessoas que enxergam, visto que a tradução visual das artes traz, por meio do recurso da audiodescrição, novas formas de percepção da imagem.

Sobre a convidada: Isabel Pitta Ribeiro Machado (Bell Machado) é graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação sobre Audiodescrição no cinema. Está entre os pioneiros em audiodescrição no Brasil. Diretora na Quesst Consultoria em audiodescrição e acessibilidade cultural, onde atua como roteirista e narradora em projetos de audiodescrição (ao vivo e gravada) em cinema, teatro, museus e turismo. Professora em cursos de formação em audiodescrição. Entre 2013 e 2016 foi assessora e coordenadora de projetos de acessibilidade cultural na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas (SP).

Serviço:

Quinta-feira, das 14h às 17h horas

Duração: 3h

Encontro em formato webinar. 

Vagas:100

Classificação indicativa: a partir de 16 anos 

Acesso: Evento gratuito. Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com

19/03- LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL– CAPAS DE PROTEÇÃO

Sinopse: O medo é um sentimento que faz parte da vida de todas as pessoas. Em algum momento da vida, adultos, crianças, idosos, animais e até mesmo as plantas sentem medo de alguma coisa. A proposta da atividade é inspirada em um trabalho da artista brasileira Rivane Neuenschwander, que desde 2015 convida crianças a conversarem sobre seus medos e construírem capas de proteção que as transformam em super-heróis e super-heroínas.  Vamos ver como o medo pode ser traduzido por meio de palavras, desenhos e objetos?

Serviço:

Sexta-feira, às 10 horas (lançamento nas plataformas)

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação