Embaixada da Itália lança a “Semana da Embaixada Verde”

De 30 de março a 2 de abril.

Embaixada da Italia Foto Renato Acha
Fotos: Renato Acha.

A Embaixada da Itália em Brasília promove a Semana da Embaixada Verde de 30 de março a 2 de abril. O evento vai reunir professores, pesquisadores, autoridades e instituições empenhados com o meio ambiente e sustentabilidade.

A ação em colaboração com o Instituto “Lixo Zero” pretende ser um laboratório experimental de ideias e boas práticas voltadas à implementação e disseminação da cultura da sustentabilidade. Também representa uma evolução natural da atenção da sede diplomática às questões ambientais, como demonstram as certificações obtidas ao longo dos anos: a Embaixada é de fato a primeira missão diplomática italiana certificada “Verde”, em 2011, graças à presença de energia solar painéis e um sistema de reciclagem de águas residuais, e a primeira Embaixada do mundo a obter o certificado “Lixo Zero”, em 2021, face ao envio mínimo de resíduos sólidos para aterro (menos de 3%).

O lançamento do livro “Cidades Lixo Zero“, escrito pelo Instituto “Lixo Zero” Brasil (Rodrigo Sabatini e Tainá Wanderley) e patrocinado pela Embaixada, e a contextual “recertificação Lixo Zero” da missão diplomática, serão entre os momentos que caracterizam a inauguração da “Semana” no dia 30 de março.

O calendário subsequente e completo de eventos, aberto à livre e gratuita participação do público interessado, será enriquecido, nas manhãs de 31 de março e 1º de abril, com visitas guiadas às realidades do “Lixo Zero” presentes na cidade de Brasília e seminários educacionais para escolas. Nas tardes das mesmas datas serão abertos ao público dois ciclos de conferências, com convidados especiais das principais realidades italianas e brasileiras que falarão sobre o modelo italiano e as experiências de excelência em território brasileiro.

“Tenho muito orgulho de que a Itália possa, mais uma vez, ser uma referência no setor de sustentabilidade ambiental, e, esperamos, um bom exemplo e um estímulo para outros países e povos. A Itália é o país com mais cidades “Lixo Zero” do mundo e sabemos que o modelo italiano inspirou também três importantes cidades brasileiras a se candidatarem ao projeto “Cidades Lixo Zero”: Florianópolis, Chapecó e Rio de Janeiro”, diz o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.

Serão quatro dias de palestras, depoimentos, mesas redondas e oficinas, que terão como objetivo estudar e disseminar conhecimentos, iniciativas e experiências de sucesso.

Programação:

30 de março:

O evento será aberto, na noite do dia 30 de março com o lançamento do livro “Cidades Lixo Zero”, de autoria de Rodrigo Sabatini e Tainá Wanderley (Presidente e arquiteta do Instituto Lixo Zero Brasil, respectivamente) e patrocinado pela Embaixada. O livro apresenta o Modelo Lixo Zero Brasileiro de gestão de resíduos sólidos urbanos, que a partir da inspiração italiana, não se limita à gestão dos resíduos, mas propõe que a partir dela seja inaugurado um processo virtuoso de transformação da sociedade. Este livro vem para ser um instrumento auxiliar aos líderes e tomadores de decisão, a fim de concretizar benéficas transformações nas comunidades e municípios brasileiros.

Na mesma noite, acontecerá também a cerimônia de “Recertificação Lixo Zero”, quando a Embaixada será novamente homenageada com a importante atestação de impacto ambiental mínimo das suas atividades.

31 de março:

O dia 31 de março começará com o Tour Lixo Zero, um passeio gratuito e aberto ao público (mediante inscrição) que terá como primeira etapa o pátio de compostagem da Embaixada da Itália e que seguirá em van pelas principais iniciativas Lixo Zero de Brasília.

À tarde, para falar sobre as experiências bem sucedidas, que tornaram o país referência mundial, a Embaixada sediará  o ciclo de palestras “Lixo Zero: a inspiração italiana”, onde estarão presentes especialistas italianos como o professor Rossano Ercolini (Presidente da Zero Waste Italy), um dos maiores representantes do movimento na Europa;  Alessio Ciacci, Eco Manager responsável pela gestão dos resíduos sólidos  no “Comuni Rifiuti Zero”, implantada e bem sucedida em mais de 300 cidades italianas e Enzo Favoino (Coordenador do Comitê científico Zero Waste Europe), que fará uma análise de como a adesão de cidades europeias ao programa vem trazendo avanços ambientais em conformidade com a estratégia de uma economia circular.

Embaixada da Italia Foto Renato Acha

1º de abril:

Na manhã do dia 1º de abril acontecerá a primeira visita do projeto “Educação Lixo Zero”: quase 60 alunos de uma escola pública do DF irão à Embaixada para participar de uma oficina de compostagem e de palestras sobre reciclagem.

À tarde, continuará o ciclo de palestras “Lixo Zero: os destaques brasileiros”  que reunirão experiências bem-sucedidas no Brasil. O ex-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, mostrará a implantação do programa Lixo Zero na cidade durante sua gestão.

Ian Mckee, um dos fundadores do Instituto Ecozinha, apresentará o modelo de restaurantes sustentáveis com ênfase na compostagem dos orgânicos e na logística reversa do vidro, iniciado em Brasília, com planos de expansão para o resto do Brasil.

Os professores Jader Busato e Alessandra Monteiro, da UnB, compartilharão seus estudos sobre a possibilidade de aceleração do processo de compostagem e a professora Priscila Coppola (UnB) apresentará o Projeto Bio Gama, de reciclagem de óleo de cozinha, em parceria com a Embaixada.

2 de abril:

A “Semana” terminará com a estréia mundial do vídeo “Boravê” filmado na sede da Embaixada da Itália sobre as iniciativas verdes adotadas pela representação diplomática e realizado pelo famoso canal YouTube “Manual do Mundo”, maior canal de ciência em língua portuguesa do mundo.

As iniciativas dos dias 31 de março e 1º de abril serão abertas ao público, que deverá se inscrever para manifestar interesse e garantir a vaga. Para ter acesso à programação do evento completa e conhecer as modalidades de inscrição, acesse o link https://linktr.ee/italyinbrazil

Instagram: @italyinbrazil