11ª Semana da Europa acontece em dez cidades.

Portugal.
Portugal.

A 11ª edição da Semana da Europa acontece de 3 de maio a 30 de junho em uma série de vinte eventos em diversos espaços da cidade. O Dia da Europa é comemorado em 9 de maio e marca a exaltação da unidade do continente europeu e destaca a diversidade de seus países-membros.

A programação se espalha em dez cidades e tem o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. O destaque fica por conta do Festival de Cinema Europeu. “A mostra será composta por 18 filmes de 18 países diferentes. O conjunto das obras também é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros. Na seleção também há inéditos, como o esloveno Pai, e premiados como o austríaco A Fita Branca e o português Tabu”, explica a curadora Daniela Marinho.

Áustria.
Áustria.

Já a programação musical contará com a participação de quatro músicos convidados. Estes se apresentarão com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNS), regida pelo maestro Claudio Cohen, no Concerto Europeu, que marcará a abertura oficial do evento em Brasília, no dia 5 de maio.

São eles Maximino Zumalave; regente espanhol, Emanuel Salvador; violinista português, Nelly Decamp; violonista francês e Vedrana Simic; soprano croata. Todos grandes nomes da música clássica internacional. Ainda na capital do país, a Semana da Europa promoverá, pela primeira vez, o Festival de Jazz Europeu, em 9 de maio, no Clube do Choro, com apresentações de bandas e solistas vindos do Velho Continente.

O Concerto Europeu contemplará também as cidades de Curitiba, Vitória e Manaus, onde os solistas europeus se apresentarão, respectivamente, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e a Orquestra Amazonas Filarmônica. A capital paranaense contará com a participação novamente de Maximino Zumalave, regente espanhol e de Jitka Hosprová, violista tcheca. Esta seguirá para Vitória, onde fará apresentação juntamente com Augusto Caruso e Lorena Espina, tenor e mezzosoprano austríacos, respectivamente. Em Manaus, os músicos convidados serão os italianos Angela Nisi (soprano) e Giuseppe Tommaso (tenor).

A capital paulista receberá OGRE trio, projeto que reúne a voz inconfundível da cantora portuguesa Maria João, que irá se unir a uma base instrumental eletrônica e digital – o Fender Rhodes – sintetizadores de João Farinha e computador e teclados de André Nascimento. O show, que ocorrerá no SESC Pompéia, promete deixar para trás definições específicas de gênero musical. A programação de São Paulo inclui ainda seminário econômico-comercial “A importância das relações econômicas entre o Brasil e a Europa” organizado pela Eurocâmaras, no Salão Nobre do Circulo Italiano. Por fim, no Rio de Janeiro haverá ainda exposição de livros de arte europeia doados pela UE e os estados membros, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio – MAR.

Romênia.
Romênia.

Serão quase dois meses de rica programação, que oferecerá ao público, além das atividades já citadas, corrida de rua, regata, performance de dança e exposição de pinturas. Todas, em sua maioria, com entrada franca.

“A Semana da Europa é um projeto de sucesso, que cresce a cada ano a tal ponto que passamos de uma programação que durava uma semana para quase dois meses. Os eventos tratam desde arte até política e economia, passando por música, dança, gastronomia, esporte e meio ambiente. É um conjunto de manifestações inspirado pelos altos ideais da integração europeia”, evidencia o embaixador da Itália em Brasília, Raffaele Trombetta, também atual presidente de turno de EUNIC Brasil.

Sobre o evento – A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A 11ª edição da Semana da Europa conta com o apoio fundamental de dezenas de instituições e parceiros locais, entre as quais se destacam-se Governo do Estado do Amazonas, Secretarias de Estado de Cultura do DF e do ES, Secretaria de Estado de Turismo do DF, Prefeituras do Rio de Janeiro e Curitiba, fundações culturais, clubes, teatros, cinemas, museus e universidades.

França.
França.

Programação de Brasília:

6ª REGATA DIA DA EUROPA
A regata será aberta a todos os barcos da categoria “Oceano”, sem custos de participação, seguindo os percursos coordenados pelo Clube Naval. Evento aberto ao público. No mesmo dia será realizada uma competição esportiva das crianças do Projeto Força no Esporte (PROFESP), projeto de inclusão social do Ministério da Defesa, que faz parte do programa segundo tempo, criado em 2003 e tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil.
O programa promove a inclusão social por meio da prática de esportes e é uma parceria entre os ministérios da Defesa e do Esporte.

Data: 3 de maio
Horário: 10h
Local: Clube Naval de Brasília
Endereço: SCES trecho 2 , conjunto 13
Informações e inscrições na Secretaria do Clube Naval: (61) 3223-2332 (ramal 209), e-mail: nautica@cnb.brte.com.br
Entrada franca

23° CAFÉ CIENTÍFICO: TRADUÇÃO, A FRONTEIRA INVISÍVEL
Evento informal que acontece todo mês e propõe discussões sobre questões científicas e sociopolíticas atuais. Este encontro tratará do tema “Tradução & Cultura”, e contará com a participação de quatro palestrantes: Sabine Gorovitz, Fernanda Alencar Pereira e Alice Maria de Araújo Ferreira.

Data: 4 de maio
Horário: 19h às 21h15
Local: Café Daniel Briand
Endereço: CLN 104, bloco A, loja26 – Asa Norte
Entrada franca

Emanuel Salvador (Portugal).
Emanuel Salvador (Portugal).

CONCERTO CLÁSSICO
Com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro regida pelo Maestro Claudio Cohen, e dos convidados europeus Maximino Zumalave, regente (Espanha), Emanuel Salvador, violinista (Portugal), Nelly Decamp, violonista (França) e Vedrana Simic, soprano (Croácia).

Data: 5 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC Eixo Monumental, lote 5
Entrada franca
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE MARC GOLDSTAIN
A exposição aborda os espaços urbanos cotidianos e a relação das pessoas com esses espaços, seja como passantes ou como quem habita estes locais. Goldstain cria um diálogo entre França e Brasil ao pintar paisagens urbanas dos dois países, ao mesmo tempo em que busca uma reflexão sobre questões sociais e espirituais.

Graais, Reis Magos Et Cavaleiros Errantes
Abertura 7 de maio, às 19h30
Visitação: de 8 de maio a 10 de julho
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Ernesto Silva da Aliança Francesa
Endereço: SEPS 708/907, lote A – Asa Sul
Entrada franca
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

BAZAR
O Bazar contará com estandes dos países europeus e um espaço para os restaurantes apresentarem a gastronomia típica de diversas nações. Durante o evento, serão realizadas apresentações de música e dança e no meio dos espetáculos haverá a distribuição de brindes para o público. No decorrer do evento serão distribuídos os kits para os atletas que participarão da Corrida Europeia no domingo, 10 de março.

Data: 9/5
Horário: 10h às 18h
Local: SEPS 709/909, conjunto B
Entrada franca
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

FESTIVAL DE JAZZ
Apresentações de bandas e solistas jazz europeus e brasileiros: Quarteto Favata (Itália)
Artur Dutkiewicz, pianista (Polônia), Rudi Berger, violinista e compositor (Áustria) e Fabiano da Silva Chagas, guitarrista (Brasil), Mike del Ferro, pianista e compositor (Holanda), Organismo 3 (Dinamarca – Brasil) pelo projeto “Prata da Casa”, do Clube do Choro de Brasília.

Data: 9 de maio
Horário: às 21h
Local: Clube do Choro
Endereço: Setor de Divulgação Cultural, bloco G – Eixo Monumental
Ingressos: R$ 10 (meia)
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

CORRIDA
A corrida será realizada tradicionalmente no 2º domingo de maio, Dia das Mães. Os percursos serão de 5km e 10km e a saída será em frente ao Banco Central. No final do evento será realizado o sorteio, entre todos os participantes, de quatro passagens aéreas para qualquer destino da Europa que seja operado pela companhia aérea TAP.

Data: 10 de maio
Horário: 8h
Local: Eixão Sul, em frente ao Banco Central
Inscrições: R$ 50
Site: www.centraldacorrida.com.br/uniaoeuropeia2015.

SEMANA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A UNIÃO EUROPEIA, O BRASIL E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Dois dias de palestras, mesas de debates e apresentações sobre as relações entre a União Europeia e o Brasil integrarão a programação da Semana das Relações Internacionais da Universidade Católica De Brasília. Participarão de representantes da UE no Brasil, do governo brasileiro e da Universidade Católica de Brasília. No dia 12 será realizada a Solenidade de premiação do Concurso de Monografias da UE.

Data: 11 e 12 de maio
Local: Universidade Católica De Brasília
Endereço: QS 7, lote 1, EPCT, s/n – Águas Claras
IRLANDA_filme2
Foto. Irlanda.

FESTIVAL DE CINEMA
Projeções de filmes europeus sobre a temática “Desenvolvimento e Cidadania”, com a curadoria de Daniela Marinho.

Abertura
Projeção de filme italiano “O Sol Dentro” e festa com a DJ portuguesa Joana Hasse em seguida.

Data: 12/5
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação indicativa filme: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

Festival
Data: De 12 a 19 de maio
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 – Asa Sul

Antes de cada sessão a curadora Daniela Marinho apresentará o filme e falará sobre as características da cinematografia de cada país.

Confira a programação:

Festival de Cinema 11ª Semana da Europa

12 de maio

O Sol Dentro (Itália)
Horário: 19h
Classificação: livre

13 de maio

O Novo Mundo (Estônia)
Horário: 19h
Classificação: livre

O Investigador (Hungria)
Horário: 21h
Classificação: 16 anos

14 de maio

O Reencontro (Suécia) duração
Horário: 19h
Classificação: livre

A Gangue de Oss (Países Baixos)
Horário: 21h
Classificação: 16 anos

15 de maio

A Estação de Rádio (França)
Horário: 17h
Classificação: livre

Kadish para um Amigo (Alemanha)
Horário: 19h
Classificação: 12 anos

A Fita Branca (Áustria)
Horário: 21h
Classificação: 12 anos

16 de maio

O Cão Japonês (Romênia)
Horário: 17h
Classificação: 12 anos

Diamantes Negros (Espanha)
Horário: 19h
Classificação: 12 anos

Tabu (Portugal) duração
Horário: 21h
Classificação: 14 anos

17 de maio

Pai (Eslovênia) duração
Horário: 17h

Classificação: 12 anos

Alabama Monroe (Bélgica)
Horário: 18h45
Classificação 16 anos

Imagine (Polônia)
Horário: 21h
Classificação: 16 anos

18 de maio

Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia)
Horário: 19h
Classificação: livre

Homens de Esperança (República Tcheca)
Horário: 21h
Classificação: 14 anos

19 de maio

His and Hers (Irlanda)
Horário: às 19h
Classificação: livre

O Amante da Rainha (Dinamarca)
Horário: 21h
Classificação: 14 anos

Maximino Zumalave.
Maximino Zumalave.

Serviço: 11ª Semana da Europa
Data: De 3 de maio e 30 de junho
Diversos espaços na cidade (Ver programação).