A Semana da Europa difunde a cultura do continente em uma série de eventos.

Caspar Frantz. Foto: Neda Navaee. Divulgação.

A Semana da Europa movimenta a cidade de 5 a 20 de maio, com uma série de atividades em diversas linguagens. O público vai ter acesso a concertos, filmes, palestras, corridas de rua e festival gastronômico. O programa homenageia Vaclav Havel, escritor e ex-presidente da República Tcheca.

O Festival de Cinema Europeu acontece de 8 a 13 de maio com a exibição de treze filmes selecionados pelo professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. O tema da sustentabilidade reúne filmes como o documentário francês O tempo das graças, de Dominique Marchais, que revela os bastidores do mundo agrícola francês atual com narrativas de agricultores, pesquisadores, agrônomos e escritores. Eles provam ser possível resistir às mudanças econômicas, científicas e sociais e continuar mantendo os laços entre as gerações. Destaque, também, para o documentário holandês Neve Silenciosa – a intoxicação invisível do Ártico, de Jan van den Berg e Pipaluk Knudsen-Ostermann, que mostra como os resíduos químicos estão envenenando os habitantes da comunidade Inuit, na Groenlândia.

Eslováquia - O cadáver deve morrer. Divulgação.

O Festival de Cinema Europeu acontece no CCBB, com entrada franca. A mostra Clima, Cultura, Mudanças ocorre de 7 e 15 de maio (exceto sábado e domingo), às 12 horas, no Centro de Desenvolvimento Sustentável, da UnB. Entre as produções selecionadas, todas com classificação indicativa livre, está o curta alemão O que você faz contra a mudança climática?, de Katrin Rothe,  o longa finlandês Receitas para o desastre, de John Webster, e o longa austríaco Sobre a água, de Über Wasser, este dirigido por Udo Maurer.

A grande atração do evento é o Concerto Europeu com o pianista alemão Caspar Frantz e a violonista espanhola Margarita Escarpa, que vão interpretar peças do repertório do espanhol Joaquín Rodrigo, do finlandês Jean Sibelius, do francês Maurice Ravel, do húngaro Zoltán Kodály e dos dinamarqueses Carl Nielsen e HC Lumbye. O maestro dinamarquês Frans Rasmussen estará à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A apresentação será no dia 8 de maio, às 20 horas na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

"Equilíbrio", de Biser Naydenov Hristov.

A exposição Caleidoscópio Imaginário traz obras do artista plástico búlgaro Biser Naydenov Hristov,  que apresenta trabalhos que retratam personagens asiáticos, europeus, americanos, africanos e até brasileiros que traduzem a dor, a felicidade, os humores, os sonhos e toda a complexidade dos sentimentos humanos. Suas figuras, beirando ao grotesco, revelam a beleza interior por meio da força e da riqueza das cores.

No dia 11 de maio, às 19h30, poetas brasileiros e europeus irão declamar poesias no Instituto Cervantes. Já está confirmada a presença do poeta e embaixador da Croácia, Drago Štambuk, e do escritor, tradutor e professor polonês Henryk Siewierski recitando poemas da poetisa polonesa, ganhadora do Prêmio Nobel, Wisława Szymborska. Também estão confirmadas participações do poeta e Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, do poeta e engenheiro Marcos Freitas e do filólogo espanhol Alfonso Hernández.

O senador Cristovam Buarque e o professor da UnB Henryk Sewieski participam do seminário Vaclav Havel – o escritor e o político, dia 9 de maio, às 15h, no Auditório da Reitoria da UnB. Será apresentada a obra do intelectual, escritor e ex-presidente da República Tcheca. Estarão presentes o embaixador daRepública Tcheca, Ivan Jancarek, e a tradutora do livro Poesia e teatro, Eva Batlickova. A entrada é franca.

De 16 a 20 de maio, das 19h30 às 23h, o Hotel Golden Tulip apresenta o Festival Sabor da Europa, com pratos criados especialmente para a Semana da Europa. Custa R$ 56 por pessoa.

Serviço: Semana da Europa

Data: De 5 a 20 de maio de 2012

Locais: Ver programação

Informações: www.semanadaeuropa.org.br

Fotos:

Recital de poesia – Alfonso Hernández Torres. Divulgação.

O anjo 2, obra de Biser Naydenov. Divulgação.