44a. Semana de filosofia reflete sobre a experiência e traz grandes pensadores para Brasília.

De 16 a 20 de maio.

Fernando Haddad. Divulgação.
Fernando Haddad. Divulgação.

A 44a. Semana de filosofia: Filosofia e experiência – 30 anos do FIL é um projeto de extensão organizado pelo Departamento de Filosofia (FIL), comemorando os 30 anos de sua instituição. O evento aproveita os 30 anos de fundação do Departamento – idade da razão e do amadurecimento – para criar um espaço de reflexão e debate sobre o tema da experiência, uma noção chave para a filosofia, ligada tanto ao ensino e à transmissão de saberes, quanto à investigação e à experimentação científica, social e artística.

Abre o evento uma roda de conversa formada por professores e alunos, que recontam a(s) história(s) do Departamento e discutem a experiência dos últimos 30 anos à luz do presente e com vistas ao futuro. Em seguida, uma conferência de Fernando Haddad – professor, ex-ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo – amplia a debate, tendo como tema a situação universitária do país e as transformações geradas pelo Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Nas quatro mesas de debate com convidados externos, buscou-se não apenas apresentar diferentes aspectos da discussão filosófica contemporânea – em particular da experiência brasileira – mas escolher pessoas que buscassem apresenta-lo de forma acessível a um público mais amplo, valorizando a relevância desses tópicos para o atual contexto social e político. Seus temas são a relação entre ciência e valores, experiência política e experiência antropológica e a experiência do tempo.

Além dessas mesas-conferências estão previstas mesas de comunicações, selecionadas a partir de um edital aberto a alunos e professores, e um conjunto de atividades que buscam retomar a dimensão estética, experiencial e experimental da prática filosófica.

Jeanne-Marie Gagnebin.
Jeanne-Marie Gagnebin.

Nas mesas de comunicações, o tema da experiência se segmenta em diferentes eixos temáticos: experiências da tradição, a experiência do sagrado, do religioso e do político; experiência, gênero e alteridades; experiências possíveis do presente; cinema, literatura, experiências; experiência e educação; experiências históricas da violência.

Completam a programação do evento uma série de rodas de conversa envolvendo, por um lado, professores, alunos e ex-alunos do Departamento, e por outro, profissionais e ativistas nos campos da política e da cultura; uma peça e um ensaio aberto que combinam estética e política com uma reflexão filosófica sobre o presente; um minicurso que tem como foco a relação entre ciência e tecnologia na chamada tecno-ciência e a responsabilidade social envolvida nas aplicações tecnológicas em larga escala; e uma oficina que aborda a relação entre agroecologia e transgênicos; duas rodas de música e dança: uma primeira onde se reconta um “mito do cerrado” combinando teatro de rua, circo e cultura popular, e uma segunda ligada à tradição do coco, transplantada para o Planalto Central.

Ao programar esse conjunto de atividades, a comissão organizadora buscou não se fechar em um único formato, nem hierarquizar as possibilidades de exposição e reflexão em torno da experiência, compreendendo que os vários sentidos da mesma podem, e devem, ser apresentados de forma múltipla. O objetivo da comissão foi, igualmente, privilegiar a participação ativa do público, valorizando, além da situação de “ouvinte”, momentos de troca e diálogo, que possibilitassem uma vivência comum entre os participantes ao evento. Um tópico valorizado de forma transversal em todos os eixos temáticos foi, com efeito, a transmissão da experiência, isto é, questões ligadas à formação, ao ensino e à aprendizagem.

Mostra-se aqui a ligação entre os dois focos da semana. O tema da experiência se concretiza, de forma exemplar, na história de formação de um Departamento, que se insere em um projeto maior de criação de uma nova universidade, em um país cujas lacunas e rasuras históricas trazem a necessidade de narrar e transmitir experiências muitas vezes descontínuas.

Vladimir Safatle.
Vladimir Safatle.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

DIA 16/05 (segunda)
ABERTURA
16h00 FIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL
Agnaldo Cuoco Portugal, Cláudio Araújo Reis
Wanderson Flor Nascimento, Hilan Nissior Bensusan
Hubert Jean-François Cormier, Lucas Vieira e Caio Gomes
Apresentação e mediação: Priscila Rossinetti Rufinoni

19h00 MESA-CONFERÊNCIA
FILOSOFIA E UNIVERSIDADE: UM OUTRO PROJETO PARA A UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Fernando Haddad
Apresentação e mediação: Raquel Imanishi Rodrigues

DIA 17/05 (terça)
16h00 MESA-CONFERÊNCIA
CIÊNCIA E VALORES
Hugh Lacey & Pablo Rubén Mariconda
Apresentação e mediação: Benedetta Bisol

19h00 APRESENTAÇÃO
SEU ESTRELO E O FUÁ DO TERREIRO

DIA 18/05 (quarta)
14h00 RODA DE CONVERSA
A EXPERIÊNCIA DA POLÍTICA
Dep. Federal Jean Wyllis (a cf.), Dep. Sibá Machado (a cf.), Luis Felipe Miguel e Rafael Litvin Villas Bôas

17h00 ENSAIO ABERTO
É O FIM!
Coletivo: Alex Calheiros, Raissa Gregori, Gregório Soares e Maria Villar

19h00 MESA-CONFERÊNCIA
POR QUE UMA TEORIA CRÍTICA?
Silvia Viana & Vladimir Safatle
Apresentação e mediação: Gilberto Tedéia

DIA 19/05 (quinta)
16h00 MESA-CONFERÊNCIA
FILOSOFIA E EXPERIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
Renato Sztutman & Pedro Paulo Pimenta
Apresentação e mediação: Bruno Costa Simões

18h00 PERFORMANCE
DUAS MORTES
Hilan Bensusan

19h00 PEÇA
ESTAMOS TODOS EM PERIGO
José Fernando de Azevedo (Teatro de Narradores)

DIA 20/05 (sexta)
16h00 RODA DE CONVERSA
MEMÓRIA EM FORMA DE LIVRO: A EXPERIÊNCIA DA ESCRITURA, A EXPERIÊNCIA DA LEITURA
Márcio Gimenes de Paula, Priscila Rossinetti Rufinoni, Gilberto Tedéia e Maria Cecília Pedreira de Almeida

APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVROS
Kierkegaard em diálogo com a tradição filosófica, de Márcio Gimenes de Paula (São Paulo: Ed. Intermeios, 2016)
Ditadura, modernização conservadora e universidade: debates sobre um projeto de país. Marcelo Mari/Priscila Rossinetti Rufinoni (org.) (Goiânia: Ed. UFG, 2015)

19h00 MESA-CONFERÊNCIA
O FUTURO DO PASSADO
Jeanne-Marie Gagnebin & Franklin Leopoldo e Silva
Apresentação e Mediação: Raquel Imanishi Rodrigues

21h30 APRESENTAÇÃO
MARTINHA DO COCO E O TAMBOR DE CRIOULA

LOCAL: MEMORIAL DARCY RIBEIRO (BEIJÓDROMO – UNB)

Programação completa: https://semanafilosofiaunb.wordpress.com/