Semana Fashion Revolution oferece 33 atividades gratuitas.

De 22 a 28 de abril.

Divulgação.

A Semana Fashion Revolution chega a quinta edição de 22 a 28 de abril com uma programação que circula por oito locais no Plano Piloto (Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste), Guará, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras. Todas as atividades são gratuitas: um seminário, 20 oficinas, sete rodas de conversa, três palestras e dois encontros de brechós. Confira a programação.

Neste ano a ação movimenta 51 cidades de 19 estados. A campanha anual ocorre em mais de 100 países, mobiliza pessoas para atuar por uma indústria da moda mais justa, segura e transparente. Espera-se mais de 275 milhões de participantes ao redor do mundo. Milhares de atividades vão debater a futura indústria da moda, que respeita as pessoas e o planeta com trabalho justo e decente, proteção ambiental e igualdade de gênero.

Aqui em Brasília, o Seminário Revolução da Moda ー Diálogos sobre iniciativas legislativas para a moda consciente será realizado no 26 de abril, sexta-feira, das 9h às 18h, no Auditório Freitas Nobre, localizado no subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Este ano, o movimento Fashion Revolution adota como pilares para o debate “Mudanças culturais, políticas e na indústria”. Nesse contexto, o seminário discutirá o papel do Poder Legislativo no cenário da moda consciente. O evento conta com o apoio do mandato da Deputada Federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) e abordará três temas centrais: Racismo na moda, Algodão orgânico e agricultura familiar, e Trabalho digno na moda.

O Fashion Revolution Brasília conta com a dedicação voluntária de 24 pessoas que ministrarão as 20 oficinas gratuitas. Cinco desses workshops ー Necessaire de Retalhos, Estamparia com Carimbos, Modelagem Zero Waste, Encadernação Manual e Bandeira de Retalhos ー serão oferecidos pelo SENAI-DF para alunos da Fábrica Social, que promove a Educação Profissional, mediante a inclusão produtiva, de cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade, visando sua autonomia socioeconômica e oferecendo oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho.

As outras 15 oficinas ー todas gratuitas, abertas ao público e com vagas esgotadas ー serão ministradas em parceria com o SENAC-DF, IFB Taguatinga, Centro Universitário IESB, Ateliê Andréa Tibery, Confraria do Filé, Nosso Estúdio Design, Pence Ateliê Afetivo, Tesourinhas Cursos e Cesto de Amoras.

As sete rodas de conversas abordarão, a partir do viés da moda, temas como sustentabilidade, economia criativa, negócios inovadores, antirracismo, inclusão, futuro, brechós e moda autoral. As três palestras gratuitas também abordarão assuntos relacionados à moda consciente: Novas formas de fazer Moda, com Verônica Goulart; Um novo mindset para uma moda inclusiva, com Adriana Lombardo; e Empreendedorismo sustentável, integração de gênero e floresta viva, com Flávia Amadeu.

Os dois encontros de brechós estão em sintonia com a proposta do Fashion Revolution de promover a reflexão sobre as mudanças culturais necessárias para uma moda mais sustentável. Diante de um segmento que produz e consome desenfreadamente, gerando consequências graves para a natureza e para as pessoas, o movimento estimula práticas alternativas à compra, que subvertam nossa cultura consumista. As atividades serão oferecidas na Casa Acotirene, em Ceilândia, e no IESB da Asa Sul.

Semana Fashion Revolution
De 22 a 28 de abril
Plano Piloto (Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste), Guará, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras
Programação.