Senai Brasil Fashion transformou o Museu Nacional em passarela para novos talentos da moda.

11 de novembro.

Fotos: Agência Fotosite.
Fotos: Agência Fotosite.

A terceira edição do Senai Brasil Fashion movimentou o Museu Nacional de Brasília na sexta (11 de novembro). Doze estudantes foram selecionados para montar uma coleção sob a orientação de nomes como Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga, Lenny Niemeyer, Daniel Ueda e Max Blum.

Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer e Lino Villaventura.
Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer e Lino Villaventura.

Um grande incentivo aos profissionais foi ver na passarela um time com Carol Trentini, Isabeli Fontana, Lea T, Renata Kuerten, Fernanda Motta, Ana Beatriz Barros, Gianne Albertoni, Fernanda Tavares, dentre outras modelos de renome.

Lilian Pacce e Constanza Pascolato.
Lilian Pacce e Constanza Pascolato.

O projeto foi criado com o objetivo de incentivar a educação profissional no país. O evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visa o empoderamento e a capacitação técnica de alunos da área de moda. O Senai Brasil Fashion existe há dois anos e promoveu o treinamento dos doze jovens profissionais por estilistas de peso. O resultado traz o desfile final, onde cada participante apresenta três looks.

Saiba detalhes:

Thiago Tadeu – O mineiro de 20 anos faz faculdade de moda no Centro Universitário Una e trabalhu paralelamente na loja Cavalera por dois anos. Após a experiência de trabalho, começou curso de aprendizagem industrial em confeccção e moda no Senai de Belo Horizonte, onde desenvolveu potencial para a carreira. Por estar inserido em dois ambientes de ensino na área, Thiago respira moda. Na faculdade, obtém um conhecimento mais teórico, enquanto no Senai, mais prático. A coleção dele desenvolve a ideia de ilusão e distorção, usando três tipos de tecidos em três cores em listras: preto, branco e transparente.

senai-brasil-fashion-2

senai-brasil-fashion-3

Jonhson Cavalcante – O alagoano de Arapiraca sempre teve interesse por moda, embora tenha trabalhado em rumo completamente até os 24 anos, plantando fumo e feijão com os pais. Conseguiu o primeiro emprego próximo ao universo de roupas ao começar a trabalhar em uma loja de tecidos da cidade onde nasceu. Determinado a realmente trabalhar na área, foi morar em São Paulo, onde fez pós-graduação em gestão do design no Senai. A coleção dele é baseada em Tieta do Agreste, história com a qual se identifica por ter saído do interior de Alagoas rumo à cidade grande para alcanbçar sonhos.

senai-brasil-fashion-4

senai-brasil-fashion-5

Isis Oliveira – A mineira Isis Henrique cursa moda no Senai de Belo Horizonte e faz design de moda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No entanto, o comprometimento com o Senai Brasil Fashion é tamanho que trancou a faculdade a fim de se dedicar. O interesse pela arte foi cultivado dentro da família – a mãe dela é artista plástica -, e a jovem enxerga na moda uma ótima forma de se expressar e seguir carreira. A coleção dela é sobre o equilíbrio de corpo, mente e alma e o processo de transformação que se dá entre tais elementos da humanidade.

senai-brasil-fashion-6

senai-brasil-fashion-7

Maria Fernanda D’Anzicourt – Moradora de Curitiba, Maria Fernanda se envolvia com artes quando optou estudar moda. Faz modelagem no Senai. Com orientação de Alexandre Herchcovitch, a coleção dela fala sobre intervenções humanas inspiradas em Curitiba. A jovem de 21 anos conta que a experiência ampliou a visão de moda e mercado dela. A jovem espera que surjam oportunidades a partir do desfile.

senai-brasil-fashion-8

senai-brasil-fashion-9

Elda Luiz Ribeiro – Uma das 12 finalistas do concurso é a moradora de Goiânia Elda, cujo interesse pela moda se originou na dificuldade de encontrar vestimentas tradicionais nas lojas. Aluna do quatro semestre do curso técnico de vestuário do Senai Italo Bologna, em Goiânia, quis se capacitar na área para transformar interesse em carreira. A coleção que apresentará no desfile é sobre cotidiano e sonhos de mulheres que pretendem se casar, orientada por Ronaldo Fraga.

senai-brasil-fashion-25

senai-brasil-fashion-10

Caroline Contator – Apaixonada pelas décadas de 1960 e 1970, Caroline Contator se inspirou em uma estética retrô para confeccionar a coleção. A curitibana está no sexto semestre do curso de tecnologia em design de moda, no Senai de Curitiba, e acredita que a moda influencia a personalidade e o comportamento das pessoas. Vendo na área a oportunidade de fazer arte, Caroline decidiu se inscrever no concurso com uma coleção inspirada na transformação do maracujá. Orientada por Lenny Niemeyer, Caroline acredita que a experiência foi muito rica para sua formação: o repertório dela aumentou e constatou ser capaz de ir além do que imaginava.

senai-brasil-fashion-11

senai-brasil-fashion-12

Lucas Batista – A influência da mãe e da tia costureiras fez com que Lucas despertasse vontade de trabalhar com o universo fashion. Cursa modelagem e vestuário no CFP Ana Amelia Bezerra de Menezes e Souza. A produção dele é baseada na transformação da borboleta e na sensualidade feminina. O cearense de Fortaleza acredita ter aprendido muito, não só com coaches, mas também com colegas selecionados.

senai-brasil-fashion-13

senai-brasil-fashion-14

Pétala Rodrigues – Pétala quer ser estilista desde pequena por influência da tia, artista, e do pai, desenhista. Cursa o segundo semestre do curso técnico em produção de moda no Senai da Paraíba, em Campina Grande. A coleção da moça é baseada na identidade nordestina e tem orientação de Lino Villaventura. Após o concurso, pretende seguir carreira profissional de figurinista.

senai-brasil-fashion-15

senai-brasil-fashion-16

senai-brasil-fashion-17

Hyago Rocha – O cearense de fortaleza cursa técnica em modelagem e vestuário no Senai CFP Ana Amelia Bezerra de Menezes e Souza e conta se interessar por moda desde pequeno. Em coleção inspirada no artesanato, vê uma oportunidade de homenagear o estado natal dele. O jovem relata estar muito ansioso para o evento de hoje. Ao fim do concurso, pretende ingressar no ensino superior para continuar estudando moda.

senai-brasil-fashion-17

senai-brasil-fashion-18

Roberto Mendes Pereira Junior – O morador de Nilópolis, no Rio de Janeiro, começou o caminho no mundo da moda por meio de ilustrações de roupas de personagens, por gostar de desenhar e ver, na atividade, uma oportunidade de dar vazão a pensamentos. A coleção dele é inspirada no subúrbio carioca, utilizando elementos como azulejo de caco, pichações e movimentos do funk. Ele garante estar dando o melhor de si durante o programa para expor a história e transmitir significado.

senai-brasil-fashion-19

senai-brasil-fashion-20

Bruno Nova – Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, Bruno, 28 anos, é ex-tatuador e cursa o segundo semestre do curso de técnico em vesturário no Senai Espaço da Moda, na capital fluminse. Ele decidiu se inscrever no programa a fim de ganhar conhecimento com prestigiados profissionais da moda. Utilizou a experiência com a tatuagem para desenhar a coleção. Bruno tem vontade de trabalhar como designer de moda.

senai-brasil-fashion-21

senai-brasil-fashion-22

Gabriel Gil Ferreira – O jovem de 19 anos, morador de Duque de Caxias, tem contato com a moda desde pequeno: desenha croquis desde os nove anos. Embora seja apaixonado por moda, ele estuda propaganda e marketing, pois acreditava que, caso se limitasse à moda, poderia não ter sucesso. Optou, assim, por uma área correlata, mas manteve a moda presente em todos os aspectos da vida. Ele não imaginava que seria selecionado para o Senai Brasil Fashion, mas, com uma coleção baseada no livro Metamorfose, de Franz Kafka, conquistou a desejada vaga. A produção dele tem tons escuros, vibrantes e volumosos, com o objetivo de demonstrar revolta política na sociedade brasileira.

senai-brasil-fashion-23

senai-brasil-fashion-24