Seres fantásticos no conto hispano-americano contemporâneo.

Divulgação.
O Instituto Cervantes privilegia a formação intelectual de crianças e realiza a oficina de literatura infantil Seres fantásticos no conto hispano-americano contemporâneo de 6 a 8 de abril. O objetivo é  incentivar a leitura e introduzir os jovens ao mundo dos seres fantásticos de maneira lúdica e a atividade é indicada para a faixa etária de 8 a 12 anos.

Os coordenadores Adrian Ibáñez e Amanda Robledo realizam oficinas temáticas diferentes para os participantes, por meio da leitura de relatos ou fragmentos de Borges, Avilés, Arreola, Cortazar ou Neruda. Eles fazem uso de recursos visuais, como imagens de bestiários antigos e do conceito de bestiário relacionado às artes plásticas contemporâneas, e recursos sonoros, como gravações de diferentes animais.

Seres fantásticos protagonizaram boa parte da história da literatura, da arte e outras áreas do conhecimento em perfeita união da palavra e da imagem. Por isso que é um conceito ideal para propiciar o diálogo ente culturas, desde seres imaginários próprios e coletivos, do passado e do presente. Serão comentadas brevemente as características de alguns exemplos de animais tais como: aves, mamíferos, peixes, répteis, insetos.

Divulgação.

Agende a programação:

06/04, quarta-feira

Laboratório de seres fantásticos

Nesta oficina os participantes criarão seu animal, monstro ou ser fantástico, usando os exemplos mostrados ou sua própria imaginação. Primeiro serão desenhados animais grandes de diferentes categorias em cartolinas utilizando lápis de grafite e se baseando em fotografias de diversos animais. Depois serão intervindas diretamente as fotografias dos animais.

Os coordenadores entregarão fotografias de animais, com as quais será criada uma colagem com os desenhos. A atividade termina com uma breve descrição de cada animal fantástico por parte dos participantes, que deverão escrevê-la atrás de seus desenhos, sem se esquecerem de dar nome à sua criação.

07/04, quinta-feira

Meu bicho de estimação é um ser fantástico

Esta oficina começará com o desenho do monstro ou animal escolhido, em seguida será feito um molde em cartolina, depois se recorta o molde e o transfere à tela de feltro escolhida, cortam-se as figuras do feltro e unem as diferentes partes, costurando ou colando e se preenchem. Os coordenadores guiarão o processo de criação e interpretação de padrões ou moldes e também acompanharão a seleção de materiais para o desenho, elaboração e acabamento. A atividade termina com uma breve descrição de cada mascote-monstro por parte dos participantes.

08/04, sexta-feira

Diário secreto de animais e seres fantásticos

Começamos pela elaboração dos primeiros desenhos que farão parte do diário, serão feitos 3 desenhos diferentes, dos quais 2 serão trocados entre os participantes.

Os coordenadores guiarão o processo de criação do livro, fornecerão as capas e as guardas já cortadas, em seguida se avançará para a fase de decorar, “vestir” as capas, depois armamos o livro com os desenhos já feitos e mais folhas em branco, para que o diário continue crescendo, além dos desenhos os participantes escreverão uma breve resenha das características de cada espécime. A atividade termina com uma breve apresentação e mostra de cada exemplar de diário criado pelos participantes.

Serviço: Oficina de literatura infantil – Seres fantásticos no conto hispano-americano contemporâneo – Com Adrian Ibáñez e Amanda Robledo (Espanha)

Data: De 06 a 08/04, de 15h às 18h

Local: Colégio Dom Bosco (SHIGS Qd. 702, conjunto A – Auditório da Educação Infantil)

Informações: 2195-2650 (Tatiana Kelly)

Oficinas dirigidas a crianças de 8 a 12 anos. Vagas limitadas.

Inscrições até o dia 05/04 na Secretaria do Colégio Dom Bosco.

Taxa de inscrição por oficina R$ 15,00.