Os cadernos de desenho de Sérgio Rizo ganham mostra na Caixa Cultural.

Até 20 de maio.

Cidade dos anjos XIX.

A mostra Sergio Rizo – Cadernos de desenho ocupa as galerias Piccola I e II da Caixa Cultural até 20 de maio com entrada franca. Uma ótima oportunidade para apreciar o trabalho de um mestre do desenho. Sérgio Rizo é artista, professor e estudioso da anatomia humana, de expressões do corpo em movimento e da recepção dessa história em correntes artísticas contemporâneas. O carioca radicado em Brasília desde a infância passou as últimas três décadas desenvolvendo sua espantosa habilidade técnica.

 

Cidade dos anjos XVII.

A exposição conta com estudos diversos que revelam o processo de trabalho do artista. As peças inéditas variam de tamanho. Os temas passam, invariavelmente, pela anatomia humana e pelas criações daquele que é seu projeto de vida, a dantesca Cidade dos Anjos, no qual apresenta, com deslumbrante realismo, personagens alados de aura celeste e tecnológica.

Em seus estudos, as influências podem ser traçadas até Cláudio Galeno, Andreas Vesalius e Leonardo da Vinci, pioneiros mestres dos estudos de anatomia, além de Charles le Brun e Oskar Schlemmer. Mas Rizo não bebe apenas da fonte clássica. Sua obra dialoga com a contemporaneidade e se inspira na estética cyberpunk, no retrofuturismo e nas histórias em quadrinhos de Guido Crepax, Milo Manara e Enki Bilal e ainda no cinema de Federico Fellini, Ridley Scott e Quentin Tarantino.

O trabalho de Sergio Rizo aponta para o retorno, na arte contemporânea – tanto no exterior e, especialmente no Brasil –, do interesse pela figura humana e pelo figurativo de uma forma geral. Afinal, como sujeito e como objeto, nos diversos campos do conhecimento humano, na arte, na ciência, na filosofia e como símbolo histórico de notável presença, a questão do corpo e as suas representações são fundamentais no pensamento ocidental.

Durante o período da exposição, serão realizadas visitas guiadas com o artista e com o curador Oto Reifschneider, além de uma aula prática de estudo de anatomia com Sergio Rizo. Além disso, em um pequeno ateliê montado na galeria dedicado aos estudos anatômicos, os interessados, após verem os desenhos, podem interagir e desenhar um modelo exposto no local.

Sérgio Rizo. Foto: Daniel Madsen.

Serviço: Sérgio Rizo – Cadernos de Desenho
Visitação: Até 20 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galerias Piccola I e II da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul quadra 4 Lotes 3/4)
Entrada franca
Informações: (61) 3206-6456.