Museu de Arte de Brasília recebe palestra sobre o legado de Sergio Rodrigues

1 de setembro (quinta) às 19 horas.

Divulgação.

Nesta quinta (01 de setembro), às 19 horas, o Museu de Arte de Brasília recebe palestra do designer Fernando Mendes. O encontro é a última parte do projeto “Sergio Rodrigues e o mobiliário moderno da Universidade de Brasília”, que contou com mostra exposta no MAB e catálogo com parte da obra do arquiteto e designer homenageado.

Autodefinindo-se como designer-marceneiro, ou artífice, Fernando Mendes confessa: “o próprio fazer da marcenaria me inspira”. De fato, a madeira não é apenas a matéria prima com que ele cria beleza e funcionalidade; ela é também sua musa inspiradora, antecipando-se às vezes ao desenho, que em geral vem antes.

Além dos seus estudos e personalidade autoral, Fernando Mendes desenvolveu seu estilo baseado, sobretudo, na estreita convivência que manteve com Sergio Rodrigues. Com ele, aprendeu a exercer a inteligência combinatória do design de interiores e da arquitetura estrutural, reforçado pelos traços da brasilidade.

Nos últimos anos, Fernando também teve a oportunidade conviver com o grande acervo de desenhos e obras do seu mestre no Instituto Sergio Rodrigues. Desse trabalho, além da reedição e descoberta de novos produtos, teve início uma série de palestras intitulada “Sergio Rodrigues, Seis Décadas de Design”. A apresentação, ministrada por Mendes, traça um panorama da vida e obra desse símbolo do mobiliário brasileiro.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e contou com o importante apoio do Instituto Sergio Rodrigues e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – PPG – FAU-UnB.

Palestra com o arquiteto Fernando Mendes – Sergio Rodrigues e o mobiliário moderno da Universidade de Brasília
Museu de Arte de Brasília (SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05)
01 de setembro (quinta) às 19 horas
Entrada franca.