Prêmio Sesc do Teatro Candango com inscrições abertas.

foto Cristiano Costa
As inscrições para as companhias interessadas em participar da 11ª edição do Prêmio Sesc do Teatro Candango estão abertas até o dia 8 de outubro. Serão premiados os melhores nas categorias: Peça, Direção, Atriz, Ator, Dramaturgia, Cenografia, Iluminação, Figurino e Sonoplastia. A instituição distribuirá aos vencedores troféus e quantia em dinheiro, que neste ano totaliza R$ 20 mil.

O assistente de Ações Culturais do Sesc-DF, Rogero Torquato, ressalta a importância da iniciativa. “Já são 11 edições de sucesso de público e crítica. A ideia do prêmio é estimular a produção teatral de Brasília, ampliando o espaço institucional do Sesc na área da cultura. Essa é a única mostra competitiva de artes cênicas do DF e tem como diferencial o fato de homenagear diversos artistas do teatro brasileiro. Este ano iremos realizar um tributo póstumo ao dramaturgo Ariano Suassuna”, adianta.

A Comissão Julgadora, formada por críticos e profissionais da área, escolherá cinco peças para serem encenadas no Teatro Sesc Garagem (Sesc 913 Sul), no período de 18 a 22 de novembro, sempre às 20h. A premiação dos vencedores está prevista para ocorrer no dia 25 de novembro. Além dos premiados, serão indicadas três peças para participar da programação regional do Festival Palco Giratório – Brasília 2015, concorrendo, posteriormente, a uma possível inserção no projeto nacional de 2016.

Podem competir somente peças teatrais produzidas no Distrito Federal, desde que não tenham concorrido em outras edições da seletiva. Para participar, é necessário entregar o material de inscrição no Teatro Sesc Garagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h. O número de trabalhos enviados por cada grupo teatral é livre, porém apenas um será escolhido para a seleção.

Sobre o Prêmio – Desde 2004, o Prêmio Sesc do Teatro Candango revela talentos e incentiva a divulgação dos trabalhos cênicos de atores, diretores e companhias teatrais da cidade. O ator Juliano Cazarré, da Rede Globo, já foi premiado como melhor ator na edição de 2005. Agraciado em diversas categorias em 2010, o espetáculo Cru, com direção de Sérgio Sartório e Alexandre Ribondi, foi adaptado para o cinema e escolhido como Melhor Filme, no Festival de Cinema de Brasília de 2011. O prêmio é a única mostra competitiva de teatro da capital e realiza homenagem a diversos artistas. Já foram homenageados Paulo Goulart, Nicete Bruno, Milton Gonçalves, Hugo Rodas, Nathália Timberg, Paulo Gracindo Júnior e Murilo Grossi.

Serviço: Prêmio Sesc do Teatro Candango
Inscrições: Até 8 de outubro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 19h
Local: Teatro Sesc Garagem (Sesc 913 Sul)
Informações: www.sescdf.com.br