Misanthrofreak é eleito melhor espetáculo do Prêmio Sesc do Teatro Candango de 2014.

Vencedores de melhor espetáculo com Luís Melo e o Diretor do Sesc. Foto: Raphael Carmona.
Vencedores de melhor espetáculo com Luís Melo e o Diretor do Sesc. Foto: Raphael Carmona.

Misanthrofreak, do Grupo Desvio, foi eleito o melhor espetáculo do Prêmio Sesc do Teatro Candango de 2014. A premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (25), no Teatro Sesc Garagem (913 Sul). Alexandre Fávero, da peça Iara – O Encanto das Águas, da Cia. Lumiato, foi escolhido como melhor diretor; Ana Vaz, da peça Entre Cravos e Lírios, do Grupo BRSA Coletivo de artistas, foi eleita a melhor atriz; e Abaetê Queiróz, foi classificado como o melhor ator, por sua atuação em Liolá, do Grupo Nac.

“O Prêmio Sesc do Teatro Candango é de suma importância para o Sesc e também para todo o Distrito Federal. Como única mostra competitiva do DF, a iniciativa cria um espaço para o fomento das produções em artes cênicas e reafirma o compromisso da instituição na democratização e distribuição de bens culturais”, afirmou o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo.

Este ano, o Prêmio Sesc do Teatro Candango recebeu a inscrição de 42 espetáculos do Distrito Federal. Seis selecionados participaram da mostra competitiva. Foram distribuídos R$ 20 mil em prêmios no total. Três peças da mostra competitiva serão indicadas para participar da programação regional do Festival Palco Giratório – Brasília 2015, concorrendo, posteriormente, a uma possível inserção no projeto nacional de 2016.

Durante a premiação foram homenageados alguns ícones das artes cênicas do Brasil. Ariano Suassuna e seu universo teatral receberam a maior homenagem da noite, com a apresentação de cenas da peça Auto da Compadecida realizada pelo Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc-DF. Os atores Luís Melo e Ricardo Blat foram os homenageados nacionais e Carmen Moretzsohn e Bidô Galvão, os locais. “Sou cria do Sesc. Devo minha trajetória à instituição e fiz parte do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc”, contou Luís Melo. “Nunca percam esse entusiasmo que vejo agora em vocês”, pediu o ator aos artistas presentes na premiação.

O Prêmio – Desde 2004, o Prêmio Sesc do Teatro Candango revela talentos e incentiva a divulgação dos trabalhos cênicos de atores, diretores e companhias teatrais da cidade. O ator Juliano Cazarré, da Rede Globo, já foi premiado como melhor ator na edição de 2005. Agraciado em diversas categorias em 2010, o espetáculo Cru, com direção de Sérgio Sartório e Alexandre Ribondi, foi adaptado para o cinema e escolhido como Melhor Filme, no Festival de Cinema de Brasília de 2011. O prêmio é a única mostra competitiva de teatro da capital e realiza homenagem a diversos artistas. Já foram homenageados Paulo Goulart, Nicete Bruno, Milton Gonçalves, Hugo Rodas, Nathália Timberg, Paulo Gracindo Júnior e Murilo Grossi.

Confira a lista de vencedores do Prêmio Sesc do Teatro Candango de 2014:

MELHOR ESPETÁCULO: Misanthrofreak
MELHOR DIREÇÃO: Iara – O Encanto das Águas – Alexandre Fávero
MELHOR ATRIZ: Entre Cravos e Lírios – Ana Vaz
MELHOR ATOR: Liolá – Abaetê Queiróz
MELHOR CENOGRAFIA: Noctiluzes – Roustang Carrilho
MELHOR ILUMINAÇÃO: Noctiluzes – Sérgio Sartório e Vinícius Ferreira
MELHOR FIGURINO: Entre Cravos e Lírios – Andréa Patzsch Espaço Moulage
MELHOR SONOPLASTIA: Iara – O Encanto das Águas – Mateus Ferrari e Marcelo Dalcol
MELHOR DRAMATURGIA: Iara – O Encanto das Águas