Grupo Seu Estrelo comemora 12 anos de existência com declaração de amor a Brasília.

19 e 20 de agosto.

Foto: Davi Mello.
Foto: Davi Mello. Divulgação.

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro finaliza, com um grande festejo, seu andante projeto de circulação: “Ao Coração da Cidade Sonhosa”, que apresenta o espetáculo “A Quarta Roda ou Amor é Rio Sem Margem. Serão dois dias de festa para uma dupla comemoração. Nos dias 19 e 20 de agosto o grupo encerra sua circulação pelo DF e também celebra 12 anos de existência no Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do Seu Estrelo.

Desde o mês de abril, a caravana do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro percorre diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, com o objetivo de encontrar e semear o amor pela cidade sonhosa. Todo esse amor foi registrado em vídeo, durante as apresentações do grupo realizadas no Plano Piloto, no Mercado Sul em Taguatinga, na Praça do Cidadão na Ceilândia e na Praça do Museu em Planaltina. As imagens e depoimentos deram origem ao filme “Ao Coração da Cidade Sonhosa”, um dos desdobramentos do projeto de circulação.

O filme conta com depoimentos de moradores e pensadores de Brasília e do Distrito Federal, que mostram diferentes olhares sobre o amor à cidade. O documentário traz pontos de vista poéticos sobre a formação e a vida no DF, mostrando que o amor existe e resiste por aqui. Compartilharam suas ideias e sentimentos nomes como o poeta Nicolas Behr, o cantador Donzílio Luiz, o mímico Miquéias Paz e a ativista indígena Daiara Tucano.

No sábado, dia 20, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro recebe Martinha do Coco, o grupo Pé de Cerrado e a cantora Renata Rosa, que se juntam ao grupo para o festejar o amor e a cultura popular.

Após o lançamento do documentário “Ao Coração da Cidade Sonhosa”, Martinha do Coco, pernambucana arretada que vive em Brasília desde 1979, levanta poeira com a pisada do Coco, a doçura de sua voz e suas histórias, que ganharam vida em lindas melodias e viraram sambas de coco e loas de maracatu.

Na sequência, o grupo Pé de Cerrado traz sua deliciosa miscigenação artística, que reúne música, poesia, teatro, folclore e circo. Nas letras, o incentivo a boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.

Também no sábado, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro volta a se apresentar com sua Muderna Sambada. No show o grupo destaca seu batuque, trazendo para o palco cantos e baques dos seres da mitologia do Calango Voador e de outros terreiros do Brasil. Ritmo tipicamente brasiliense, o Samba Pisado traz a inovação da percussão brasileira com tradicionais instrumentos da cultura popular e a invenção de uma nova pulsada. Com o peso das alfaias, a precisão da caixa, o gingado do gongué e a beleza dos agbês, entre outros instrumentos, Seu Estrelo traz no repertório músicas compostas pelo próprio grupo ou buscadas nos terreiros do país afora representando a força do batuque de Brasília.

Quem encerra a noite é a paulistana, que escolheu Pernambuco como casa, Renata Rosa. A cantora, compositora, atriz e rabequeira apresenta um repertório focado nas tradições do Nordeste, em especial nas manifestações da Zona da Mata Norte pernambucana e do Baixo São Francisco alagoano. Renata Rosa conquistou os prêmios Choc de l’Année – Melhor Disco de Música do Mundo (Le Monde de La Musique) e Melhor Cantora Regional (Prêmio da Música Brasileira 2009).

Programação:

Dia 19 de agosto (sexta-feira)
21h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro apresenta: A Quarta Roda ou o Amor é Rio sem Margem
Dia 20 de agosto (sábado)
20h – Lançamento do Filme: Ao Coração da Cidade Sonhosa
21h – Martinha do Coco (DF)
22h – Pé de Cerrado (DF)
23h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (sambada) (DF)
00h – Renata Rosa (SP/PE)

Renata Rosa. Foto: Tatiana Reis.
Renata Rosa. Foto: Tatiana Reis.

Serviço: Circulação Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: Ao coração da Cidade Sonhosa – A 4ª Roda ou O Amor é Rio Sem Margem / Comemoração de 12 anos do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Data: 19 e 20 de agosto (sexta e sábado)
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural (Vila Cultural da 813 Sul)
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre.