Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro leva projeto de circulação a Taguatinga com entrada franca.

20 e 21 de maio.

Foto: Davi Mello. Divulgação.
Foto: Davi Mello. Divulgação.

O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro desembarca em Taguatinga, nos dias 20 e 21 de maio (sexta e sábado), às 20 horas, para duas apresentações do espetáculo com entrada franca.

Com o seu mais novo espetáculo A Quarta Roda ou O Amor é Rio Sem Margem, o grupo propõe uma grande ação de amor à cidade. A ideia é refletir sobre o sentimento, que existe e resiste na capital federal, local que reúne pessoas de todos os cantos, cidade que se dá a quem se doa. Brasília, a “Cidade Sonhosa” não é mais um sonho, apesar de muitos sonhos ainda existirem por aqui.

“A Quarta Roda ou O Amor é Rio Sem Margem” mantém a criatividade e inventividade do grupo de forma lúdica e musical. Conta, utilizando símbolos que remetem ao Cerrado, a fabulosa história de amor entre artistas circenses transformados em peixes da região.

O local escolhido na cidade foi a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, conhecida como Beco da Cultura, centro de resistência, que agrega e acolhe diferentes artistas e manifestações culturais e que, historicamente, configura-se como espaço de reconhecimento e enaltação da cultura popular. No sábado, o local recebe ainda a Eco Feira do Mercado Sul, espaço aberto e colaborativo de exposição, venda e troca de artesanatos, produtos naturais, reciclados, sementes e saberes.

“É uma resistência pelo encantamento, é assim que a gente resiste. A única forma da cultura popular conseguir sobreviver aqui é encantando. Cada grupo tem seu trabalho, mas nessa questão da ocupação de espaços culturais estamos todos juntos”, define Tico Magalhães, Capitão do grupo.

A circulação percorre quatro Regiões Administrativas do DF: Plano Piloto, Taguatinga, Planaltina e Ceilândia, e conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Serão duas apresentações por cidade, sempre em espaços considerados de resistência e em sintonia com a proposta do grupo que mantém em sua sede, nominada Centro Tradicional de Invenção Cultural, um ponto de resistência, onde mantém sua brincadeira, suas invenções populares e povoa de figuras mágicas o imaginário brasiliense.

Além do espetáculo, o projeto propõe uma circulação virtual do registro em vídeo de todo o percurso com depoimentos sobre o maior de todos os sentimentos: o Amor. Serão 5 mini-documentários, com falas do público presente em cada uma das apresentações e de figuras ilustres da capital federal. A proposta da circulação virtual tem como objetivo mostrar o esforço humano para manter vivo o amor e a esperança que persistem, apesar de tudo. Os depoimentos poderão ser conferidos no site do grupo (www.seuestrelo.com) e também pelo Facebook.

Foto: Tatiana Reis.
Foto: Tatiana Reis.

Serviço: Circulação Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: Ao coração da Cidade Sonhosa – A 4ª Roda ou O Amor é Rio Sem Margem
Data: 20 e 21 de maio (sexta e sábado) às 20 horas
Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive (QSB 12/13, em Taguatinga Sul, de frente à Avenida Samdu)
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre.