Museu Nacional recebe a mostra “Short Connections” de Tarciso Viriato.

Até 2 de julho.

Divulgação.

O artista plástico Tarciso Viriato abre a mostra Short Connections nesta terça (6 de junho), às 19 horas, no Museu Nacional da República. São cinquenta obras inéditas entre colagens, desenhos e pinturas. Os trabalhos traçam um perfil de sua frenética produção dos últimos 10 anos. Hungria, Polônia, Bélgica e EUA, lugares por onde passou, inspiraram o artista para produção dessa exposição.

“Cada obra que a gente faz em um lugar diferente marca o trabalho. Fora do seu habitat, das influências brasileiras, você interage com as pessoas, o local e a cultura. Quando vou para um lugar desses, eu vendo o Brasil, mas também compro a cultura local”, diz o artista. Sua última exposição na Capital Federal foi em 2010.

Para quem conhece as vibrantes cores de suas telas certamente irá se encantar com a sutileza e certo minimalismo na série de desenhos e colagens sobre papel. Algumas obras produzidas na Hungria irão revelar um lado pouco conhecido do artista, o papel como suporte, em que remonta ao início do mundo em folhas de 60 cm, com 3,5m. “Quando escrevo não uso palavras, uso imagens. E foi isso que apliquei nesses painéis”, ressalta Tarciso.

Tarciso Viriato. Foto: Sérgio Lima.

Serviço: Exposição Short Connections de Tarciso Viriato
Data: De 6 de junho a 2 de julho
Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República
Visitação: De terça a domingo das 9:00 às 18:30
Entrada franca.